Unidade de Conservação (UC) estadual do bioma Caatinga, a Estação Ecológica (Esec) Serra da Canoa, localizada no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, foi criada em abril de 2012, por meio do Decreto Estadual 38.133/2012. Administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Estação possui uma área superior a sete mil hectares de Caatinga e possui uma rica biodiversidade. Nesta segunda-feira, 27, a Esec completa 8 anos de criação.
A CPRH, por meio da Unidade de Gestão de Unidade de Conservação (UGUC), vem trabalhando para proteger as espécies endêmicas e as espécies raras ameaçadas de extinção que ocorrem na área e nos remanescentes florestais da região.
“Estamos realizando o levantamento de proprietários e posseiros, para que seja feita a regularização fundiária. Os próximos passos envolvem o levantamento da fauna e da flora e a elaboração de um Plano de Manejo para a área, além da criação do Conselho Gestor. A aquisição da sede da Esec também está nos planejamento para conquistas futuras”, explicou o gestor da UC, Erikson Francisco da Silva.
No levantamento biótico (fauna e flora) de duas reservas particulares, que estão sob a influência direta da Esec, foram registrados cactos, bromélias, juazeiro, imburana, angico, catingueira, entre espécies endêmicas da região. Foi constatada a presença de lagartos, serpentes, papagaio-verdadeiro e o pintassilgo-do-nordeste, sendo estes dois últimos ameaçados de extinção.
Via PE Notícias