Túnel do Tempo: Banda Zuê na abertura da Festa do Padroeiro, no ano de 95 em Petrolândia-PE [Vídeo]


O Túnel do Tempo deste domingo, 29 de setembro, volta ao ano de 1995, e lhe convida para essa viagem na retorno do passado. A cidade de Petrolândia estava festejando a Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, a praça que atualmente é a praça dos Três Poderes estava lotada na apresentação da extinta Banda Zuê de Paulo Afonso-BA.

O público estava prestigiando uma das melhores bandas da época dessa região. A banda era comandada pelo quinteto de irmãos: Telma, Tamaris, Flávio, Fábio e Fredson. E traziam no seu repertório as melhores músicas de axé da época. 

A Prefeitura era comandada pelo ex-prefeito Amadeu de Souza Lima.

A Zuê nasce em família (1992) com a maioria dos músicos e a produção e o primeiro trabalho registrado sai num cd em 1995. Neste trabalho tava lá uma música “Diga que valeu” que anos depois se tornou a música do carnaval da Bahia eternizando-se entre as canções baianas de todos os tempos.

Sobre a Banda Zuê

A Zuê, capitaneada por Fredson que era o principal cantor da banda, foi um sucesso. Onde tocou lotou e a empolgação da galera era de fazer parte daquela explosão musical. Em novembro de 1997 um lendário show no Clube Operário – COPA para a gravação do cd ao vivo da Zuê está marcada na memória de quem vivenciou aquela noite.

A Zuê fez shows na região e em capitais nordestinas, puxou o bloco TOP, entre outros por carnavais a fora. Tudo aquilo ganhou grandes proporções e a família Zuê resolve colocar na Copa Vela o bloco Bacana. Por alguns carnavais fora de época de Paulo Afonso o Bacana desfilou com Cheiro de Amor, Pinel, além de Chiclete com Banana, além da Zuê é claro.

Voltamos a “Diga que Valeu”, a canção de autoria de Fredson foi gravada pela banda Chiclete com Banana em 1999 numa versão balada para compor uma trilha sonora de novela Global, porém não vingou.

Em 2001 o Chiclete que já tocava nas micaretas em versão axé resolve incluí-la em seu disco, pronto a música se torna um hino na Bahia e é escolhida a canção do carnaval de Salvador daquele ano. “Diga que valeu” recebeu outras gravações principalmente de sertanejos como João Carneiro e Capataz e João Vitor e Raul.

Mas, Fredson emplacou outros sucessos como Festa na Bahia e Cerveja, gravadas por Banda Mel, e Valeu vá lá por Ricardo Chaves.

Veja o show da Banda Zuê, realizado há 24 anos, direto do Túnel do Tempo:



Por Redação/Imagens e foto: Acervo da Biblioteca Pública| Vídeo gravado por JC Vídeo/Jardiel e Ducilene|Informações complementares sobre a banda Zuê - PA4/Ozildo Alves.



Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts