Prefeitura de Betânia emite nota de pesar por morte de vereador suspeito de ter envolvimento com crimes — Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Betânia
A Prefeitura de Betânia, no Sertão de Pernambuco, emitiu uma nota de pesar na terça-feira (2) pela morte do vereador Andson Berigue de Lima (PP), de 29 anos, conhecido por "Nanaca". O parlamentar era suspeito de integrar um grupo criminoso e praticar vários assaltos a bancos, além de outros crimes no estado.
Andson Berigue foi morto durante uma troca de tiros com a polícia em Barra de São Miguel, na Paraíba. Segundo a polícia, ele teria ido resgatar o irmão, conhecido como Galego de Lena, possível participante do assassinato do soldado André Silva, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.
Vereador "Nanaca", de Betânia (PE) está entre os suspeitos mortos durante troca de tiros com a polícia no Agreste da PB — Foto: Reprodução/TSE
A gestão municipal ainda teria decretado luto oficial de três dias pela morte do vereador e ponto facultativo para os servidores públicos nesta quarta (3). O G1 tentou confirmar este decreto, mas as ligações não foram completadas.
Além do vereador, outros sete suspeitos de integrar a organização criminosa foram mortos em confronto com a polícia.
Confronto na Paraíba
Oito suspeitos de envolvimento na morte do policial militar foram mortos na manhã da terça-feira (2), após troca de tiros com a polícia em Barra de São Miguel, no Agreste da Paraíba. Os suspeitos, que estavam foragidos desde a manhã da segunda-feira (1º), estavam escondidos em um matagal.
PM é morto a tiros durante perseguição em Santa Cruz do Capibaribe
Os criminosos foram localizados pela polícia por volta das 8h30 da terça-feira. Segundo a PM, o grupo estava escondido em um matagal entre as cidades de Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio. Ao chegarem no local, a polícia teria sido recebida a tiros. Foi quando houve o confronto que terminou nas mortes dos suspeitos.
Conforme a polícia, os suspeitos eram seis homens e duas mulheres. O grupo seria de uma organização criminosa e, ainda segundo a PM, quatro deles estariam envolvidos no assalto ao mercadinho que aconteceu antes da morte do policial.
Morte do PM
Os criminosos pararam em frente a um mercado no bairro Dona Lica, em Santa Cruz do Capibaribe. A ação foi rápida. Enquanto o motorista ficou do lado de fora, atirando em várias direções, os outros três criminosos entraram no estabelecimento para praticar um assalto.
O soldado André Silva foi morto durante uma perseguição policial em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: TV Asa Branca/Reprodução
Após o roubo, a PM foi acionada. Foi quando houve a perseguição e a troca de tiros. A ação ocorreu na Avenida Souza Aragão. Os policiais seguiram os bandidos até um conjunto residencial afastado da cidade.
Dezenas de disparos atingiram a viatura. O soldado André morreu no local, enquanto o sargento Moacir foi baleado e socorrido. Ele foi levado para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. Através de nota, o comandante-geral da Corporação, coronel Vanildo Maranhão, em nome de toda a tropa, se solidarizou com os familiares do policial militar morto.
Viatura foi atingida por vários disparos de arma de fogo — Foto: WhatsApp/Reprodução
Foi divulgado o vídeo de uma câmera de segurança que mostra o momento no qual uma viatura da Polícia Militar é atingida por tiros, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. O caso ocorreu na manhã da segunda-feira (1º).
Nas imagens, é possível perceber o momento no qual os disparos de arma de fogo danificam uma parte da porta da viatura. O vídeo ainda mostra o sargento saindo do veículo. André, que dirigia o automóvel, morreu no local.
Do G1/Caruaru