Grupo Pastoril Esperança fazendo a abertura das apresentações/Foto: Divulgação
No sábado dia 29 de junho de 2019, aconteceu o evento que marcou o lançamento do Projeto Arte e Vida no bairro Nova Esperança, em Petrolândia-PE.
Foi o Arraial de Seu Martins (em memória), pelo fato do mesmo ser uma grande liderança comunitária do bairro, falecido no dia 30 de maio de 2019.
O Projeto Arte e Vida é fruto da parceria construída entre a Paróquia de São Francisco em Petrolândia, a Comunidade Católica de Santo Expedito, no bairro Nova Esperança e o Instituto Cultural Raízes, que já desenvolve o Projeto na cidade de Floresta, em parceria com a Diocese de Floresta.
Grupo Bem Viver da 3ª Idade, realizando sua apresentação/Foto: Divulgação
Abrindo o evento, ocorreu a apresentação de uma dança junina por parte do Grupo Pastoril Esperança, composto por meninas da própria comunidade, formado a partir do trabalho desenvolvido por Paula Francinete na Escola Itamar Leite.
Em seguida, aconteceu a apresentação do Grupo Bem Viver da 3ª Idade, que atua na Paróquia de São Francisco, que trouxe muita animação ao som da Ciranda.
Grupo de Danças do Projeto Arte e Vida no DNER - Floresta/PE/Foto: Divulgação
Dando continuidade, apresentou o Grupo de Danças do Projeto Arte e Vida do bairro DNER, na cidade de Floresta-PE, exibindo uma belíssima coreografia da dança do Maracatu.
Logo após foi vez da quadrilha junina Brilho Matuto de Petrolândia, trazendo suas coreografias e a encenação do casamento matuto.
Quadrilha Junina Brilho Matuto/Foto: Divulgação
Finalizando as apresentações culturais, o Maracatu Afrobatuque, principal grupo cultural mantido pelo Instituto Cultural Raízes e composto por alunos(as) do Projeto Arte e Vida de Floresta-PE, trouxe várias Loas, com destaque para a homenagem a Luiz Gonzaga e ao Sr. Martins (em memória).
Apresentação do Maracatu Afrobatuque, composto por alunos(as) do Projeto Arte e Vida de Floresta/Foto: Divulgação
O Projeto Arte e Vida no bairro Nova Esperança, deverá iniciar suas atividades já entre os meses de julho e agosto de 2019.
Serão abertas as inscrições e se buscaram os(as) demais parceiros locais para a realização das atividades.
Por Site Projeto Arte vida Floresta