Comandada pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) percorreu durante essa semana todo o eixo norte e leste da Transposição do Rio São Francisco, para acompanhar o andamento da obra. O objetivo da viagem foi identificar os pontos de entrega, planejar e formular ações de abastecimento humano e de irrigação, além de checar as condições dos reservatórios em toda a extensão do sistema hídrico. Com as informações, serão propostas alternativas para o melhor aproveitamento da água.
Pernambuco será o Estado que mais se beneficiará com o empreendimento hídrico, passando a contar com um manancial constituído por centenas de quilômetros de canais e barragens acumulando água no meio dos sertões do Itaparica, Moxotó e do São Francisco.
De acordo com o Governo do Estado, até o final de 2017 as águas do São Francisco estarão disponíveis em todos os canais de Pernambuco e o Estado vem se mobilizando com projetos de novas adutoras como a do Agreste, Moxotó, Custódia e Negreiros para atender as cidades do semiárido. No trecho do eixo leste serão 11 novas barragens e mais nove no norte, totalizando 17 novas infraestruturas hídricas.
Via PE Notícias