Mais uma vez o trabalho do Sisteminha EMBRAPA realizado pela Associação PROVIDA, no Sertão de Pernambuco, ganha o mundo e é reconhecido pela Paroquia Madoninna de Verona na Itália.
Veja a reportagem traduzida em Português:
Associação PROVIDA
Projeto EMBRAPA: "Sisteminha Integrado de Produção de Alimentos".
O Brasil é certamente o país mais fascinante e conhecido do continente sul-americano. É famoso por a riqueza da sua natureza, a beleza das suas praias, a alegria das suas gentes, a qualidade das suas gentes jogadores de futebol, o carnaval fantasmagórico. Recentemente, no entanto, chegou ao noticiário pela devastadora incêndios que atingiram a Amazônia, mas também para o Sínodo que o Papa quis celebrar em Roma apenas para discutir esta área, uma área de património mundial devido à sua enorme riqueza em biodiversidade e verdadeiro pulmão do mundo. Além das imagens de cartão postal, o Brasil é um país de muitas contradições.
Na verdade é imenso (quase trinta vezes mais que a Itália), muito rica em recursos, mas também com enormes diferenças e disparidades em relação à sua interno. Grandes riquezas estão nas mãos de poucos, apesar do crescimento econômico dos últimos décadas, grande parte de sua população vive na linha da pobreza ou abaixo dela.
A associação visa apoiar a realidade e famílias em dificuldade. Ao longo dos anos tem promovido eventos em prol da paz e da defesa do meio ambiente, do crescimento de uma cultura de cidadania: organizou iniciativas em favor das crianças risco de penúria e projetos de inclusão social de comunidades indígenas e quilombolas (descendentes de escravos africanos). O projeto que deu mais visibilidade à Associação, no entanto, é o projeto de promoção do sistema EMPRAPA (Sistema Integrado de Produção de Alimentos) em favor de famílias com alta vulnerabilidade econômica. Este projeto é voltado para a produção agrícola familiar garantindo a sustentabilidade econômica e de Meio Ambiente.
Um dos problemas da área de intervenção (o Sertão de Pernambuco) é certamente o da falta de água e o projeto visa culturas que aproveitem ao máximo, de forma circular, os elementos do sistema, reduzindo o desperdício de água.
O módulo básico inclui um tanque para criação de peixes, criação de galinhas poedeiras, granja de frangos de corte, uma fazenda de cobaias, uma fazenda de cabras leiteiras, uma fazenda de porcos e uma fazenda de abelhas.
Tudo isso integrado à produção de hortaliças, milho e outras plantas locais. Claro, cada família escolhe quais fazendas são adequadas para suas necessidades, ou para integrar outros. Este sistema integrado permite o crescimento de uma pequena agricultura que pode se desenvolver ao longo ano, diminuindo a insegurança alimentar das famílias, melhorando sua nutrição e alocando excesso de produção no mercado.
Cria-se assim uma renda que, valorizando os camponeses, pode diminuir o êxodo rural, contribuindo para a preservação da natureza e a sustentabilidade ambiental. A associação Provida selecionará as famílias em maior risco para lhes propor este projeto, apoiando-as também com cursos de formação específicos sobre as várias quintas e culturas e sobre como integrá-los. este iniciativa nos foi proposta pelo relacionamento de trinta anos que temos com Angelo Zanrè, de Borgotaro (Parma) missionário e então secretário da Cáritas no Nordeste do Brasil e hoje residente em Recife e Colaborador da Provida. “[..] não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nas discussões sobre o meio ambiente, para ouvir tanto clamor da terra como o grito dos pobres ”Papa Francisco - Laudato sii A Comunidade da Madonnina já financiou um projeto de fornecimento de cisternas para a captação de águas pluviais e no ano passado e também este ano ajudaram a apoiar a Associação PROVIDA para fins de apoio aos projetos acima mencionados.
Por ASCOM/Associação PROVIDA