Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Anderson Riedel/PR
O Presidente Jair Bolsonaro foi questionado pela CNN Brasil no domingo, 6 de março, a respeito das declarações do deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) sobre as refugiadas ucranianas. O chefe do Executivo chamou as falas do parlamentar de “asquerosas”.
“É tão asquerosa que nem merece comentário”, disse Bolsonaro, ao chegar ao Palácio da Alvorada.
Áudio vazado
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei, teve um áudio vazado nas redes sociais, na sexta-feira, 4 de março, em que faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. O parlamentar youtuber viajou ao país do Leste europeu sob o pretexto de “ajudar” na resistência à invasão russa.
Segundo sites de notícias, as mensagens de áudio foram enviadas a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL). Nelas, o parlamentar afirma que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilitam o acesso às mulheres que tentam fugir da guerra no país.
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o deputado, em tom de vitória.
Tags
Política