Uma tartaruga, identificada como Diego, ganhou nesta semana sua aposentadoria após anos de reprodução em prol do salvamento da sua espécie. O animal possui mais de 100 anos e já acasalou mais de 800 vezes. Diego voltará para a sua terra natal, a Ilha de Española, em março deste ano.
O réptil vive na Ilha de Galápagos onde participou durante muitos anos de um programa de repovoamento. Diego e mais 13 tartarugas machos foram escolhidas para participar do projeto que existe desde 1960. Com a iniciativa, mais de duas mil tartarugas nasceram ao decorrer do tempo.
Segundo o serviço de Parques Nacionais de Galápagos (PNG), pesquisadores acreditam que Diego tenha sido retirado da ilha há 80 anos graças a uma expedição cientifica que levou o animal ao Zoológico de San Diego, nos EUA. Cerca de 20 anos depois, só restavam mais dois machos e 12 fêmeas da mesma espécie de Diego, os Chelonoidis hoodensis. O animal voltou para ilha e o processo de acasalamento começou. Estimasse que menos de 40% das 1,8 mil tartarugas sejam descendentes diretas do réptil.
O arquipélago de Galápagos está localizado a 900 km da costa do Equador. O local ficou famosos após o naturalista inglês Charles Darwin, autor da Teoria da Evolução, divulgar a vasta biodiversidade encontrada na região.
Via Varela Notícias