Felipe Neto cancelou participação no evento - Foto: Marcos Michael
Felipe Neto cancelou cancelou sua participação no Educação 360, após sofrer ameaças. De acordo com um comunicado enviado pela equipe do influenciador digital, ele e a família já vinham sendo ameaçados, mas, nesta segunda-feira (16), o tom aumentaram.
Educação 360 ocorre na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação
“Infelizmente a notícia é real. As ameaças se intensificaram e estamos montando um documento para dar entrada na polícia. Já tirei minha mãe do Brasil e estou vivendo com o mínimo possível de exposição. Manterei vocês sempre informados”.
Posicionamento
A equipe do influenciador digital disse ao UOL que alega que depois do manifesto “contra a censura, opressão e preconceito” na Bienal do Livro, em que o youtuber distribuiu 14 mil exemplares com a temática LGBTQ, ele teria recebido “todo tipo de ameaça” com o seu posicionamento.
Informa-se que diante desse “risco iminente, que inclusive atinge seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar sua participação”.
Leia na íntegra o comunicado enviado pela assessoria de imprensa de Felipe Neto:
“Felipe Neto, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica que não participará do evento Educação 360, a ser realizado no próximo dia 17 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O influenciador digital, escritor e empresário cancelou a sua palestra ‘Educação e a Criatividade’ devido a ameaças que atentam contra a sua vida e de sua família. Desde a ação que promoveu contra a censura, a opressão e o preconceito na Bienal do Livro – onde comprou e distribuiu gratuitamente 14 mil exemplares com a temática LGBTQ – em um movimento em prol da liberdade de expressão, do amor, da inclusão e da diversidade, Felipe Neto vem recebendo todo tipo de ameaças. Diante do atual cenário e do risco iminente, que inclusive atinge aos seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar a sua participação”, diz o início da nota.
“Lamento profundamente a minha ausência no evento, minhas sinceras desculpas a organização, que me convidou, e a todos que aguardavam pela minha participação e pela minha palestra. É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem”, conclui.
Por Roberta Jungmann