A Operação Episkiros da Polícia Civil do Distrito Federal prendeu o ex-jogador do Fluminense e empresário Roni durante o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no estádio Mané Garrincha, neste sábado, em Brasília, por sonegação fiscal. O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos, também foi detido. Roni havia comprado o mando da partida junto ao Botafogo para realizá-la no Mané Garrincha.
Também houve busca e apreensão em vários endereços, entre eles o próprio estádio. A operação tem por base um inquérito da Divisão de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária (Dicot). A suspeita é que um grupo criminoso fraudava dados dos borderôs dos jogos (boletins financeiros das partidas), informando uma arrecadação a menos do que realmente houve para pagar menos taxas ao governo do Distrito Federal.
Segundo a Polícia Civil, a operação “visa reprimir a atuação de um grupo criminoso especializado em fraudar o erário na realização de jogos de futebol, oportunidade que elaboram os boletins financeiros inserindo dados falsos, informando a arrecadação menor, conseguindo com isso pagar menos impostos e, no caso do Distrito Federal, menor valor de aluguel do estádio, uma vez que tanto os tributos quanto o aluguel são calculados com base na arrecadação total”.
Também de acordo com a Polícia Civil, há indícios de crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica e sonegação fiscal. Já as buscas ocorreram nas cidades de Brasília, Luziânia (GO), que fica próxima ao DF, e Goiânia. Entre os alvos também está a Federação Brasiliense de Futebol (FBF), Daniel Vasconcelos.
A operação “Episkiros” faz referência a um jogo de bola na Grécia antiga que guarda semelhanças com o futebol.
A CBF disse que não vai comentar o caso, mesmo com o amistoso da seleção sendo em Brasília daqui a 10 dias.
Roni teve três passagens pelo Fluminense e uma pela Flamengo. A de mais destaque foi no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando chegou a ser convocado para a seleção.
Após a carreira de jogador, Roni virou empresário e passou a negociar a compra de mandos de campo de grandes times do futebol brasileiro. A partida entre CSA e Flamengo, na 9ª rodada do Brasileiro, que foi transferida de Maceió para Brasília, não estava sendo organizada pela empresa de Roni.
Via PE Noticias