O câncer de próstata deve se manifestar em um a cada sete homens no Brasil, nos próximos anos. A afirmação é do doutor Álvaro Dias Bosco, médico urologista do Instituto Brasileiro de Controle de Câncer. Segundo o especialista, 25% dos casos de câncer entre os homens são desse tipo. Apenas um em cada quatro homens realizam os exames anuais necessários para detectar a doença.
De acordo com o médico, um dado importante para prevenção da doença é o acompanhamento do histórico familiar. Homens cujo pai ou irmão já tiveram câncer de próstata têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença. No caso de três parentes, mesmo que não sejam de primeiro grau, a possibilidade é cinco vezes maior. “Esse monitoramento começa aos 50 anos, mas em caso de histórico familiar deve-se procurar orientação já aos 45 anos”, declara Dias Bosco.
O dia 17 de novembro é a data em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O Novembro Azul foi criado por um grupo de amigos em um pub australiano, no ano de 1999, justamente para lembrar a data. Em vários locais do mundo os homens deixam de se barbear durante todo o mês para mostrar adesão ao movimento, que também recebe o nome de “No Shave November” (novembro sem se barbear, em tradução livre).
A caricatura acima foi enviada ao PE Notícias pelo prefeito José Patriota, que como homem, estimula os compatriotas a se cuidarem contra o câncer de próstata, o qual agradecemos.
Via PE Notícias