Conheça o Perfil Biográfico do seu Candidato a Prefeito de Petrolândia: Segundo Perfil "Dr. João Lopes (PP)"

O Blog Petrolândia Notícias, lançou nesta ultima terça-feira, 23 de agosto, uma série de postagens com os perfis biográfico dos candidatos a prefeito de Petrolândia, que irão disputar as eleições municipais 2016 na cidade. Nesta segunda postagem lançamos o do candidato a prefeito Dr. João Lopes (PP).

João Lopes Gonçalves, filho de Lourival Lopes da Silva e Josefa Bastos Gonçalves, nasceu em 23 de junho de 1961, na cidade de Carnaubeira, município de Floresta/PE. Sétimo filho dentre onze irmãos, foi criado entre Carnaubeira e duas Fazendas dos seus pais. Acordava de madrugada para ajudar seu Genitor nas lidas do campo. Depois, deslocava-se para Carnaubeira, e enquanto sua Mãe distribuía o leite à freguesia, ele estudava nas Escolas Reunidas de Carnaubeira (do 1º ao 4º anos primários). A única padaria da cidade era de seus pais a qual abastecia mais dois povoados. Ele, sua Mãe, um ou outro irmão e os padeiros começavam a trabalhar de madrugada. Numa dessas, aconteceu-lhe algo terrível! Cilindrava massa para bolacha, quando sua mão esquerda ficou presa no cilindro. Sob o risco de ter a mão amputada, foi submetido a uma cirurgia, e quis Deus fosse bem sucedida, para que aquela mão castigada pela escola da vida, no futuro conseguisse realizar incontáveis e grandes cirurgias, além de sanar e atenuar o sofrimento de milhares de pessoas, e salvar inúmeras vidas! Sua vocação profissional originou-se do convívio com o seu Pai.

Estudou em Floresta, no Ginásio Cap. Nestor V. Barros, onde cursou o ginásio, e no Colégio Dep. Afonso Ferraz, parte do segundo grau. Passou por muitas dificuldades, em face da saudade de casa, das péssimas condições das estradas e da escassez de transporte para Carnaubeira. Aos 16 anos, sua Mãe o encaminhou para Recife, onde estudou o 2º ano científico em um Colégio Estadual e em 1978, estudou no Colégio e Curso União. Em princípio, morava na Casa do Estudante do Nordeste, sendo inegáveis as péssimas condições de alimentação e higiene!. A despeito de tudo, persistia o sonho de ser médico com o sonho de um dia se dedicar à sua gente, no Sertão. Acompanhou o resultado do vestibular junto a sua mãe pela rádio Jornal do Comércio! Durante o curso, levava pessoas enfermas a Recife, a fim de viabilizar tratamentos de saúde, e conseguia amostras grátis para distribuir às pessoas carentes da sua terra. Levou seus irmãos mais novos para cidade do Recife para estudarem e com ajuda de uma irmã custearam as despesas dos mesmos. 

Formou-se em maio de 1986 e foi convocado pelo Exército Brasileiro, tendo atuado como Aspirante Médico e Tenente Médico, no Hospital Geral do Exército, em 1987. Aprendeu cirurgia com o Dr. Amauri Bezerra, com quem trabalhou como Médico por 04 anos, no Hospital Central de Paulista/PE. Seu Orientador Mestre seria escolhido para padrinho do seu primeiro filho, João Thiago. No ano de 1988, em Floresta, compôs a Chapa Majoritária vitoriosa, como Vice-Prefeito, ao lado de Francisco Ferraz Novaes, e contra os candidatos da oposição, Vital Novaes e seu Vice, Tadeu Marcelo Novais Torres. Em 1989, juntamente com Padre Evaldo Bette, idealizou o projeto de construção de um Hospital em Carnaubeira, cujos recursos foram viabilizados por uma Entidade Beneficente Alemã. Porém, cerca de 30% do orçamento foi custeado pelo Padre e com os seus proventos de Vice-Prefeito de Floresta. Aceitou convite do Prefeito Juvenal Pereira de Araújo, e passou a trabalhar como médico em Tacaratu durante três anos, onde fez grandes amizades e onde posteriormente conheceria sua futura esposa, Flaviany Campos Pereira, mãe dos seus quatro filhos (João Thiago, Jéssica Thaís, Joanna Thayná e Joaquim Túlio). Também conheceu Petrolândia, que lhe encheu os olhos e o atraiu como uma segunda Pátria, daí porque decidiria radicar-se ali, como profissional e empresário.

Em 1990, liderou o movimento de emancipação política de Carnaubeira, que se tornou realidade em 01/10/1991. No mesmo dia, nasceu seu primeiro filho, João Thiago, de parto normal, como um sinal de Deus para os que lutam por uma causa justa. Assumiu a Prefeitura de Floresta em 1992, constituindo-se no Prefeito que mais concedeu aumento salarial na história do Município, e sempre acima da inflação! Em apenas 09 meses pavimentou mais de 26.000m de calçamento; recuperou outros tantos e todas as estradas; iluminou Carnaubeira, Barra do Silva, Nazaré, e parte de Floresta; iniciou o funcionamento do Hospital Pe. Evaldo Bette, com cirurgias, inclusive as oftálmicas; implantou o Posto de Telefonia de Barra do Silva e diversas eletrificações rurais (nessa época, não existia o programa luz para todos); fez aquisição de 02 ambulâncias, de 02 máquinas mecânicas para produção de leite de soja, de terrenos para aprovação dos projetos de construção do Terminal Rodoviário de Floresta e instalação da Junta de Conciliação do Trabalho, dentre outras realizações. Ademais, não deixou dívidas ou débitos para a gestão sucessora, tendo todas suas contas sido aprovadas, sem nenhuma ressalva, pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco! Ocupou o cargo de Médico Clínico-Cirurgião, no Hospital e Maternidade Santa Inês, em Petrolândia/PE, e nos anos de 1998, 1999 e 2000, exerceu o cargo de Diretor-Médico do Hospital Álvaro Ferraz, em Floresta, concomitantemente com o cargo de Médico Clínico-Cirurgião.

Iniciou a construção da Clínica São Thiago, a qual foi concluída em 2003. Esta se transformaria no Hospital São Thiago, e em 2012, suas instalações seriam arrendadas ao Instituto Beneficente Vale do São Francisco - IBVASF. Muito requisitado, ele atuaria como Clínico e Gastroenterologista no Centro de Imagens e Diagnósticos São Thiago, em Paulo Afonso/BA, e como Cirurgião Geral nos Hospitais de Canindé do São Francisco/SE, Paulo Afonso/BA, Delmiro Gouveia/AL, Belém de São Francisco/PE, e em Ibimirim/PE. Em 2009, o então Governador, Eduardo Campos, determinou o credenciamento do Hospital São Thiago - hoje IBVASF - ao SUS, visto que havia um “Gargalo em cirurgia” em Petrolândia e região, com as pessoas esperando até 05 anos por uma cirurgia, e chegando a se deslocar até 20 vezes a Recife, sem êxito. Após tantas lutas, aceitou a missão, a convite do PSB, de em 2014 se candidatar a Deputado Estadual, como representante da região de Itaparica, do Sertão e de Pernambuco, na Assembleia Legislativa do Estado, como o único candidato que nasceu e criou-se na região não se elegeu mas tirou uma votação expressiva de 20.750 votos validos, sendo que neste ano de 2016, tenta o executivo com sua candidatura de prefeito de Petrolândia.

Dr João realizou cerca de 12.000 (mil) cirurgias com sucesso, sem nenhuma morte, desde 2007 pelo IBVASF (Instituto Beneficente do Vale do São Francisco). Recebeu Título de melhor Médico Clínico, melhor Médico Cirurgião e Melhor Médico do Ano, assim como nas: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª edições do Prêmio Excelência da Empresa T.L.N Pesquisas e Eventos, em todas como referência de preferência de opinião pública, de forma consecutiva, desde sua primeira edição.

Talvez, o cidadão da Micro-Região de Itaparica que mais recebeu títulos de cidadão, citando-os:

* Título de Cidadão Honorífico de Tacaratu/PE;

* Título de Cidadão Honorífico de Cabrobó/PE;

* Título de Cidadão Honorífico de Lagoa Grande/PE;

* Título de Cidadão Honorífico de Ibimirim/PE.

Em reconhecimento ao seu próximo e competente trabalho profissional, desenvolvido junto à população, sobretudo os mais pobres, dessas cidades.

ASCOM-Dr. João Lopes

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts