Água pode acabar


Água pode acabar em novembro, diz presidente da Sabesp

Dilma Pena afirmou que as previsões, porém, indicam que a chuva volta a cair a partir do dia 20. E que o órgão conta com segunda cota do volume morto



Vista do reservatório Jaguari, que faz parte do Sistema Cantareira, na região de Vargem




















A presidente da Sabesp, Dilma Pena, afirmou nesta quarta-feira que a água vai acabar em São Paulo em "meados de novembro", caso não chova até lá. Apesar de admitir a crise hídrica, ela prevê a volta das chuvas a partir do dia 20 deste mês e conta com as obras para a captação da segunda cota do volume morto no Sistema Cantareira para evitar o desabastecimento generalizado. “Temos disponibilidade suficiente para atender a população na atual situação até meados de novembro”, disse a presidente do órgão, em seu segundo depoimento à CPI da Sabesp na Câmara Municipal da capital paulista.
A previsão de Dilma está em linha com a do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontou o clima quente e seco na capital até o final desta semana. Depois, a chegada de uma frente fria deve provocar chuvas na região. A Sabesp está à espera de autorização judicial para usar a segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira, que opera a 4,5% da sua capacidade. Desde o início do ano, o nível do reservatório, que abastece 6,5 milhões de pessoas da Grande São Paulo, vem caindo exponencialmente. Ela disse ainda que a companhia está fazendo uma obra capaz de aumentar o nível do Sistema Cantareira em até 12%, com a captação da segunda cota do volume morto. “Temos uma obra já licenciada, em fase de finalização, para disponibilizar 106 milhões de metros cúbicos para o Cantareira", afirmou. 
Indagada sobre frequentes queixas de falta d'água em diversas regiões de São Paulo, ela voltou a negar que haja racionamento e disse que a situação está "sob controle". No primeiro depoimento, ela negou o racionamento, mas admitiu que a empresa estava reduzindo o bombeamento de água durante a noite. A ação teria afetado principalmente as partes mais altas da cidade.
Fonte:Veja



Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts