A Secretaria de Defesa Social (SDS) lança, na manhã desta quinta-feira (12/01), a Operação Pernambuco Seguro, com o objetivo de aumentar a presença de policiais militares nas vias públicas, prevenindo e coibindo roubos e furtos em Petrolândia e demais cidades do estado. A Polícia Civil, por sua vez, está intensificando investigação e operações visando à desarticulação de grupos envolvidos na prática de homicídios (tentados e consumidos), crimes patrimoniais, cibernéticos, ambientais, violência contra a mulher e pedofilia, entre outros. Nesse compromisso firmado com a segurança pública, o Governo de Pernambuco está investindo, em jornadas extras de policiais, R$ 7,5 milhões por mês. O lançamento da Operação Pernambuco Seguro ocorre às 11h30, no Comando Geral da PMPE, no Quartel do Derby, com a presença das quatro operativas da SDS.
Na Polícia Militar, esse investimento possibilita a ampliação de 30% no efetivo empregado nas vias públicas do estado, do Litoral ao Sertão. Por dia, há o lançamento extraordinário de 1.600 PMs, além do quadro ordinário das unidades. Esses profissionais reforçam, especialmente, corredores de grande fluxo, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e ciclovias, áreas de lazer e espaços de convivência. “Estamos envolvendo, nesse esforço concentrado, 26 batalhões de área e 14 unidades especializadas. Em um período de verão, pré-carnavalesco, com atividade aquecida e retomada do turismo, após anos de pandemia, estamos aumentando significativamente nossa presença, prevenindo delitos, cumprindo especialmente o policiamento a pé, mais próximo da população, comercial integrados ao dia a dia das pessoas”,
Na Polícia Civil, estão sendo tolerados como escalas de plantão, operações e instrução pelos departamentos de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Homicídios e Proteção à Pessoa, de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Polícia da Mulher (DPMul) e Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma). “Montamos uma força-tarefa para investigar e reprimir esses crimes que atingem gravemente, deixando sequelas, não apenas como vítimas, mas famílias inteiras. Nosso foco é ampliar a resolução de inquéritos de roubos e furtos, atacando toda a cadeia envolvida em crimes patrimoniais, incluindo a receptação, que alimenta essa prática, e também identificar e levar ao sistema de justiça criminal os agressores de mulheres, crianças e adolescentes, seja na forma de violência doméstica e familiar, estupros, feminicídios, crimes cibernéticos, ambientais, pedofilia e pornografia infantil. Estamos focando também na resolução de inquéritos de crimes contra a vida, incluindo aí não apenas os casos tentados de homicídios e feminicídios, mas também as tentativas. Temos a confiança de que podemos fazer mais e melhor pela proteção da nossa população. A operação Pernambuco Seguro faz parte dessa nova forma de ver e administrar a segurança pública no nosso Estado. O trabalho está só começando”, define a chefe do PCPE, delegada Simone Aguiar. A operação Pernambuco Seguro faz parte dessa nova forma de ver e administrar a segurança pública no nosso Estado. O trabalho está só começando”, define a chefe do PCPE, delegada Simone Aguiar. A operação Pernambuco Seguro faz parte dessa nova forma de ver e administrar a segurança pública no nosso Estado. O trabalho está só começando”, define a chefe do PCPE, delegada Simone Aguiar.
Além de PMPE e PCPE, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Científica também estão envolvidos nas ações integradas. O CBMPE intensificará as fiscalizações e a operação Bar Seguro, enquanto a Polícia Científica ampliará a realização de exames e perícias com o objetivo de identificar autores e verificar a prática de crimes patrimoniais, contra a vida, homens e os diversos tipos de violências contra mulheres, crianças e adolescentes.
Lançamento da Operação Pernambuco Seguro
Dados: Quinta-feira (12/01)
Hora: 11h30
Local: Comando Geral da PMPE, no Quartel do Derby
Fotos:
Por Seção de Comunicação da 4ª CIPM