Indígenas da etnia Pipipan estão reivindicando do Poder Publico Municipal de Floresta-PE, desde a última quinta-feira (5) a cedência do prédio da escola da Aldeia Riacho dos Mandantes, para que os estudantes possam ter a educação indígena estadualizada.
Segundo informações obtidas por nossa reportagem, os índios estão em frente da escola, e buscam diálogo com responsáveis pela educação do município para resolverem o impasse. Ainda segundo informações na manhã desta segunda-feira (9) representantes dos manifestantes indígenas estiveram na Secretaria Municipal de Educação, mas não houve ainda a resolução dos pedidos. Além de ser manifestarem a favor da educação indígena, os índios também cobram a estadualização da escola.
A manifestação está crescendo, e já conta com apoio de outros índios e aldeias: Travessão do Ouro, Faveleira, Capoeira do Barro, Taboleiro do Porco, Barra do Juá, Caraíbas - ambos da Etnia Pipipan; e também estão reunidos índios Pankará, Serrote do Campo de Itacuruba e Tuxá de Rodelas-BA.
Os indígenas garantem que não sairão do local até que a gestão educacional do município resolva os pedidos.
A manifestação segue de maneira ordeira e pacífica.
Veja o vídeo