O dia é para celebrar o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga, cantor e compositor - Foto: Reprodução/Instagram

Hoje, além de ser o Dia Nacional do Forró, é também dia de celebrar o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Ou seria hoje o dia do maior representante da música nordestina e, portanto, uma data para festejar e exaltar o gênero que sob os acordes de Seu Luiz, natural de Exu, no Araripe do Sertão pernambucano, exaltou a singularidade de um povo em canto, verso, prosa e sanfona.

Há exatos 110 anos, em 13 de dezembro de 1912, nascia Luiz Gonzaga do Nascimento, que em toda sua inteireza segue incólume às modernidades sonoras – em sua maioria reles, passageiras e barulhentas.


Apesar do candeeiro ter se apagado em 1989, quando o filho de Mãe Santa e Seu Januário se foi, aos 76 anos, “A sanfona não parou e o forró continuou” – e a música brasileira segue agradecida pela perenidade de um legado resistente ao tempo e do tamanho da grandeza de Seu Luiz.


PROGRAMAÇÃO

Em Caruaru
Pelas bandas da Capital do Forró, Caruaru, Agreste do Estado, de hoje até sexta-feira (16) será rememorado na IV Semana Viva Gonzaga, com programação que inclui exposição, palestra e lançamento de livro, entre outras atividades, no Pátio de Eventos da cidade, defronte à estátua de Gonzaga  e na Fundação de Cultura do município.

Em Exu
Já em Exu, o aniversariante do dia ganha homenagem com o lançamento da obra multifacetada “Luiz Gonzaga do Nascimento – 110 anos”, de Paulo Wanderley, colecionador e especialista quando o assunto é o Rei do Baião. 

Em Camaragibe
E na Região Metropolitana do Recife (RMR), em Camaragibe, encerrando o Circuito Cepe de Cultura 2022 com a primeira edição da Feira Literária da cidade, a Flicamará, o show de abertura com o cantor Beto Hortis, terá repertório de homenagem a Luiz Gonzaga. 

Por FolhaPE

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts