Conclusão do Projeto 'Valorizando a Pele' é promovido em Petrolândia, no Sertão de PE [Fotos e Vídeo]


Na noite dessa última sexta-feira (20) aconteceu a entrega dos certificados de conclusão do Projeto Valorizando a Pele. O evento foi realizado no Centro Cultural de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, e contou com a presença dos representantes de Petrolândia, Tacaratu e Floresta. Além de Hugo Carvalho - Consultor do SENAI, Henrique - Gerente do SEBRAE da Unidade do Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, Fátima Belém - Presidente da Associação Café com Arte, Ana Carolina Egito - Analista do SEBRAE de Serra Talhada, Almerides Betinho - Associação de Tacaratu, Ronilson de Carvalho - Artesão de Floresta, Secretária de Cultura, Esporte e Lazer Maria Helena, e alunos concluintes do projeto.

O Valorizando a Pelé é um programa de capacitação profissional que envolve o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), o Sebrae-PE e a Prefeitura de Petrolândia. O curso foi ministrado por instrutor do Senai-PB, Melzaque, sendo realizado no ateliê da Associação Café com Arte, o curso foi essencial para criação e aprimoramento das sandálias "xô peixe", com couro de peixe tilápia.

Sobre o Projeto

Ele foi criado em 2019, sob o comando da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco e do Sebrae-PE, na expectativa de aperfeiçoar e escoar a venda de produtos derivados do couro da ovinocultura, da caprinocultura e tilápia. O Estado é o segundo do Nordeste na produção de caprinos e ovinos e o primeiro no ranking de tilápia. O mercado de peixes – que é mais diversificado e complexo – também tem uma posição de destaque. No Brasil, a tilápia é a espécie mais cultivada e o Estado pernambucano ocupa o primeiro lugar no ranking nordestino, com a produção de 20,5 mil toneladas ao ano.

É neste contexto que o ‘Valorizando a Pele’ visa profissionalizar a confecção e comercialização de produtos derivados de couro de caprinos, ovinos e tilápia. Os municípios beneficiados pelo programa são Floresta, Petrolândia e Tacaratu e os empreendimentos já estão selecionados. O objetivo é gerar emprego e renda no Sertão de Itaparica, de modo que a região sertaneja se consolide em explorar os derivados da pele dos animais. O programa beneficia 30 empreendimentos.

Veja o vídeo com a entrevista:

 

Veja o vídeo do evento:

Fotos: 

















































Por Redação | Fotos e Vídeos: Alex Santos e Ana Paula

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts