O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), planeja uma viagem para Brasília, possivelmente na próxima semana. Na capital, visitaria os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A ideia, segundo petistas, é fazer um gesto institucional. Talvez o Judiciário também entre no roteiro.
Líderes petistas mantém conversas com Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil e presidente licenciado do PP, e com Arthur Lira. O diálogo já existia, principalmente com Lira, mas ficou mais forte depois da eleição.
O presidente eleito ficará alguns dias de folga. Nesta terça-feira, tem reuniões com aliados durante do dia e, à noite, embarca para a Bahia. Descansa até o fim da semana. Deverá, porém, realizar um ato político em Salvador no período.
Além disso, o presidente eleito fará uma viagem internacional antes de assumir. O roteiro deve incluir Argentina, Estados Unidos, China e algum país europeu. Ele também recebeu convites para a COP 27 e deverá ir.
Lula cultiva sua imagem no exterior, principalmente junto aos partidos de esquerda da Europa e da América Latina.
O petista foi eleito presidente da República no domingo pela menor margem de votação desde a redemocratização. Teve só 2,1 milhões de votos a mais que Jair Bolsonaro (PL).
Via PE Notícias