Há 35 anos, novela da Globo foi censurada por colocar homem pelado em abertura

Vinícius Manne aparecia pelado na abertura de Brega & Chique (1987); novela foi censurada

 Há exatos 35 anos, foi exibido o último capítulo da novela Brega & Chique (1987) na Globo. Escrito por Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), o folhetim causou espanto no público ao colocar um homem pelado na abertura e acabou sendo censurado. A emissora precisou arrumar uma forma de cobrir o bumbum do rapaz às pressas.

Criada pela equipe do designer Hans Donner, a abertura tinha como tema a música Pelado, da banda Ultraje a Rigor. A atriz Doris Giesse e Deise Nunes, Miss Brasil 1986, também participaram da vinheta.

Mas foi o final da canção que chamou a atenção e surpreendeu os telespectadores. O modelo Vinícius Manne, na época com 22 anos, surgia sem roupa e exibia o derrière enquanto caminhava num fundo preto.

Após reclamações do público, Paulo Brossard (1924-2005), ministro da Justiça da época, ameaçou impedir a transmissão da abertura. De acordo com o site Memória Globo, a Censura Federal determinou que as nádegas do rapaz fossem cobertas com uma folha de parreira.

A emissora acatou a ordem no segundo dia de exibição da novela das sete e usou o artifício para tapar o bumbum do jovem. No entanto, a Censura exigiu que o tamanho da folha fosse ainda maior.

Após alguns dias de negociações, o traseiro de Manne foi liberado, e a abertura voltou a ser passada na versão original.

Clique aqui para conferir a abertura de Brega & Chique sem censura.

Por Notícias da TV UOL 

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts