Polícia aponta estratégia dos criminosos para coagir a população - Foto: Marconi Meireles/ Arquivo Folha de Pernambuco
Uma troca de tiros entre policiais militares e suspeitos de tráfico de drogas assustou a população do município de Escada, na Mata Sul do Estado. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (6) e resultou em ao menos um suspeito ferido.
Após fugir do local do crime, o homem foi localizado pela polícia e encaminhado, sob custódia, para um hospital no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Os demais suspeitos não foram localizados e seguem sendo procurados pela polícia.
De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), a troca de tiros ocorreu quando uma equipe do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) foi surpreendida por disparos de arma de fogo e reagiu à investida dos criminosos.
Os suspeitos fugiram em direção a um matagal e uma pistola foi apreendida no local do confronto. Segundo a PM, a segurança na região onde o confronto ocorreu foi reforçada.
"A Polícia Militar esclarece que o 21º BPM [Batalhão de Polícia Militar], responsável pela área, diante de informes sobre atividades criminais em Escada, passou a contar com reforço do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). Esse incremento se une às equipes do batalhão de área, como guarnições táticas, Patrulha Rural, ações da Operação Conquista e trio de motopatrulheiros, que diuturnamente atuam para combater atividades criminais", afirmou a corporação em nota.
Imagens dos suspeitos fortemente armados estão circulando pelas redes sociais. Para a Polícia Civil, a ação criminosa realizada ontem faz parte da estratégia de facções criminosas para coagirem a população.
“O que está ocorrendo em Escada é muito provável que seja algo estratégico das facções criminosas, dos criminosos, justamente para desestabilizar a população em vista do que a polícia tem realizado lá, tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar”, comentou o delegado seccional de Vitória de Santo Antão, Guilherme Mesquita.
“Nós temos trabalhado muito, com muitas prisões, com muitas ações, prendendo e desarticulando as lideranças do tráfico. E com isso eles estão estrategicamente se arregimentando de outras bases, de outros peões do tráfico, e estão querendo causar pânico à população justamente para impedir que a gente consiga as informações, que a população contribua. Ao tempo em que mostrando armamento eles também estão fazendo demonstração da força bélica contra os rivais”, acrescentou.
Nas redes sociais, moradores relatam momentos de medo e sensação de insegurança. “Entraram na FAESC [Faculdades da Escada] para se esconder, graças a Deus não feriram ninguém”, comentou um morador em uma página no Instagram.
“Noite de terror, só Deus”, relatou outra moradora. “Nosso País precisa de paz”, escreveu outro usuário.
Por Jaqueline Fraga/FolhaPE