'Projeto Itacuruba Vive' é realizado pela Associação PROVIDA na Aldeia Pankará

Aconteceu no município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, na Aldeia Pankará, o Projeto Itacuruba Vive, através da Associação dos Promotores da Cultura e da Cidadania - PROVIDA. Durante o Projeto foi realizado diversos encontros, sendo debatidos temas ligados a realidade daquela localidade. Como Usina Nuclear, Energia Renováveis, Rio São Francisco e o Bioma da Caatinga. 

Os encontros tiveram uma boa participação do povo Pankará, Quilombola Poço dos Cavalos, Quilombolas Negros de Gilú e Aldeia Tuxá Campos, mas precisamente dos alunos da escola. Esses temas Também tem sua importância para a comunidade porquê vive as margens do Rio São Francisco e também a percepção que esse Rio passa por um momento muito Difícil. 

As palestras e os diálogos aprofundados levaram as pessoas a perceberem que cada tema esta interligado com o outro. E que era necessário esse conhecimento para se fazer um itinerário e um diagnóstico da comunidade e a sua realidade. 

E assim formando uma consciência crítica dos participantes do Projeto Itacuruba Vive, sendo um projeto de suma importância para a vida do povo indígena daquela localidade, onde se dão contado ambiente em que vivem e com a realidade existente acerca das temáticas.

Foi desenvolvido ao longo do projeto um mutirão de limpeza ao longo do Rio São Francisco, onde as crianças puderam apreendem os impactos da poluição no velho chico, como também da instalação de uma usina nuclear em Itacuruba. O projeto contou com a interação de diversas crianças que são alunos da rede estadual de ensino.




















Por Redação | Informações e fotos são da Assessoria da PROVIDA


Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts