Justiça Pernambucana está atenta ao combate da violência política contra a mulher
O combate à violência contra a mulher na política é um dos temas mais atuais. Por isso, destacar as ações efetivas para punir e prevenir as práticas de intimidação à participação das mulheres na vida pública é importante. A condenação de Gustavo Henrique Granja Caribé, prefeito de Belém do São Francisco a pagar R$30.000,00 de dano moral a ex-primeira dama Regina Célia Lopes Lustosa Roriz é um bom exemplo de que o Judiciário está preparado para enfrentar todo ato agressão e violência dirigida às mulheres.
Há dez anos, Gustavo Caribé foi a uma rádio de Belém do São Francisco e se referiu à professora e advogada como “vagabunda” por ela ter tido uma participação na campanha do marido, adversário do condenado. Não sendo comum na pequena cidade, o posicionamento político mais firme de uma mulher enfureceu o então candidato que, ao ganhar a eleição, atacou o adversário e sua esposa de forma violenta. Passaram-se 10 anos, mas a resposta da Justiça veio e de forma exemplar na decisão de uma mulher, a juíza Lecicia Sant'Anna da Costa.
Os ventos estão mudando e as mulheres, cada mais que atuantes, estão se fazendo respeitar. Parece mesmo que não vale pena enfrentá-las com covardia, pelo menos Pernambuco está mostrando isso.
Por Redação/Fotos: Divulgação