"Marília vai criar um hospital regional para o Sertão de Itaparica em Petrolândia", declarou Dr. João Candidato a Deputado Federal durante entrevista ao Blog PN [Vídeo]

Alex Santos com o candidato a Dep. Federal Dr. João/Foto: Ana Paula

O Blog PN Petrolândia Notícias em sua série de entrevistas com os candidatos a deputado estadual e federal por Pernambuco, entrevistou na última sexta-feira 26, o candidato a Deputado Federal pelo Solidariedade, Dr. João.

Durante a entrevista que durou pouco mais de uma hora, concedida ao Repórter/Blogueiro Alex Santos, Dr. João fez uma rápida análise de sua vida como médico cirurgião e suas perspectivas futuras para essa eleição. 

Alex Santos com o candidato a Dep. Federal Dr. João/Foto: Ana Paula

Dr. João iniciou a entrevista fazendo um resumo sobre sua trajetória:

"Oi Alex primeiro cumprimentá-lo, depois agradecer seu espaço que você nos deu para falarmos sobre a nossa vida nossa candidatura e essa passagem todo como um médico médico do SUS, médico dos pobres. E dizer a você que eu fico muito lisonjeado em ver também esse espaço que você abriu para a gente, o seu recinto aqui de entrevistas e parabenizá-lo, porque isso nos traz conforto, nos traz capacidade de a gente raciocinar e poder melhor responder os seus questionamentos as suas perguntas. Eu sou João Lopes Gonçalves, Doutor João é fui para Recife aos 16 anos o primeiro médico de Carnaubeira da Penha, fui Tenente, médico do exército, voltei posteriormente para a Floresta, e fui vice-prefeito junto com Chico Novaes Ferraz, assumir como prefeito em 92, onde tivemos uma passagem de 10 meses, posteriormente vir para mim para Petrolândia onde a gente teve um trabalho incansável na saúde das pessoas fazendo aquilo que Deus propõe para o próximo, que é fazer o bem sem olhar a quem. E aí nós tivemos esse trabalho hoje, que depois de 36 anos informado a gente tem cerca de 30 mil cirurgias, realizadas todas com sucesso sem nenhum óbito, e isso porque Deus deu essa capacidade norteamento esse destino para servir ao próximo hoje eu sou suplente de deputado, no caso deputado estadual e na verdade hoje nós estamos nessa empreitada mais uma, mais um novo desafio".

Dr. João é questionado sobre sair candidato a deputado federal:

"Nós temos o histórico de trabalho pelo povo e hoje a gente sente o clamor do povo por uma necessidade ímpar que é a sua saúde quando você tem saúde você tem capacidade de trabalhar e de lutar por todas as outras dificuldades na sua vida. E aí eu recebi um convite da nossa governadora Marília Arraes, eu pensava até que nessas eleições a gente iria apoiar e não disputar a eleição. E ela ligou para mim, eu estava em Carnaubeira, onde ela me convocou me intimou para se filiar ao Solidariedade. Eu só fiz uma pergunta Marília, porque você tá mudando você é candidata? Ela respondeu a Governadora eu falei para ela: "Raquel perdeu um voto". Ela respondeu: ela perdeu um não, perdeu muitos... Enfim nós estamos conversamos sobre outros assuntos, e ela disse João você como eu foram as pessoas mais perseguidas por esse modelo de gestão, esse modelo administrativo que aí está, então evoluindo essas questões ela me impulsionou que tem como fazer muito pelo nosso povo, e gente que tem uma vida ligada em servir melhor diante das grandes dificuldades, o povo da nossa região de Petrolândia, de Pernambuco. A saúde onde a gente vê pessoas gestantes morrendo nos hospitais enfermos no translado daqui para Caruaru e Recife, morrendo e nós nos vemos o que a gente vê uma saúde cambaleante. E aí é por isso que a gente fez e como a vida da gente é voltada para a população sobretudo daqueles mais carentes, é por isso que a gente está nesse desafio e vendo o horizonte muito pertinente que é a capacidade da gente poder se eleger a deputado federal, uma vez que essa chapinha ela promete muito. Maria Arraes a irmã de Marília, ela tendo acima 250 mil votos eu serei eleito deputado federal. É nessa premissa, é nessa condição que a gente resolveu pleitear esse mandato de deputado federal. Lembrando que eu já tive duas eleições para Deputado Estadual, na primeira eu tive mais voto que dois deputados eleitos e por conta de partido deixei de ser, na segunda eu tive dois mil e quinhentos volta mais do que o deputado Fabrizio Ferraz, e mesmo assim não fui eleito, nessa nós temos um partido criado por Marília, onde ela disse eu vou, eu quero fazer três deputados federais no meu Partido Solidariedade e o terceiro é você".

Sobre execução de projetos no seu governo, Dr. João respondeu:

"A gente eleito deputado federal, o deputado federal tem uma abrangência bem maior uma força bem maior o deputado federal consegue abarcar consegue abranger 15 municípios, 15 prefeitos e na condição de deputado federal pelo Solidariedade, amigo de Marília. Ela tem um tratamento um carinho especial por mim. Porque do mesmo jeito que ela foi vítima das retaliações das perseguições do PSB do Palácio do Governo, eu também fui, e hoje a gente tem uma capacidade de aglutinar de fazer e trabalhar bem mais por Petrolândia em nossa região do Sertão de Pernambuco, porque eu sou o único candidato a deputado federal de Marília aqui no Sertão de Pernambuco pelo solidariedade. Então o que é que nós nos propúnhamos era logo de imediato a gente tem uma pauta para lutar sobretudo na saúde na educação, que eu sou perseguido nessa questão de educação, sou da saúde, mas vim através da educação e me projetei, através da formação que eu tive, baseado nisso que a gente quer construir, a gente sabe que Petrolândia tem um potencial incrível na agricultura, tanto no agronegócio como na agricultura familiar, a gente também sabe que Petrolândia tem um potencial grande no turismo, e tudo isso a gente como deputado federal como o primeiro deputado federal de Petrolândia, temos como potencializar e muito essas questões, baseado na minha formação cultural, na minha capacidade de lutar pelas as causas do povo sobretudo daqueles mais necessitados e dentre essa falta eu gostaria de citar algumas. Nós vamos lidar e tratar para conseguirmos como a conquista, um hospital regional para Petrolândia e região,  Marília tem esse compromisso comigo, ela vai dizer isso em vídeos e afirmações futuras nós vamos perseguir a conquista de uma GERES para 12ª microrregião de Pernambuco, microrregião de Itaparica que é a única que não tem uma GERES sediada, nós vamos atrás disso, além do que nós vamos lutar nós temos aqui um gargalo muito grande que a Reta de Ibimirim, no compromisso dela, é compromisso dela comigo,  e o esposo dela Marcelo Gouveia, é compromisso já firmado com a gente. Nós temos também, eu como deputado federal em Brasília, próximo do governo é que tá para chegar aí e a gente aliado de Marília nós vamos lutar muito por uma uma conquista do povo que nunca chegou que a Reta de Ibimirim é bem mas haveremos de lutar e muito, e a implantação do Cinturão Verde da agricultura é do agronegócio, e da agricultura familiar de Petrolândia. Petrolândia é a única cidade que não Conquista espaço que está estagnada no tempo e no espaço, nós vemos que Serra Talhada deslanchou é Belém São Francisco tá começando a deslanchar tem uma faculdade é uma universidade que atraí pessoas de todos de todos os lugares nós vemos em Floresta já ultrapassando Petrolândia com suas conquistas porque tem 3 candidatos a deputados estaduais e o povo de lá é barriga cheia e defende esses nomes. Também temos Delmiro Gouveia temos Paulo Afonso, e Petrolândia com tanto potencial parou no tempo e no espaço. A pergunta está direcionada a você, isso porque eu acho que é políticos que falta política de dimensão políticos que tem o conhecimento e queira defender os interesses do povo e da região".

Dr. João fala como foi sua saída do PT para compor com Marília Arraes no Solidariedade, deixando de apoiar o PSB nesta eleição:

"Alex é como eu disse anteriormente, eu não tinha interesse de disputar a eleição nessas próximas, e aí fui convidado e Pernambuco passa por um momento muito difícil, Pernambuco amarga os péssimos indicadores sociais políticos e econômicos. E aí isso representado por esse partido que está aí, o que é que eles aprenderam a fazer maldade perseguir retaliar. Eu não gosto de ressentimentos não gosto de raiva mais assim, eu tenho caráter e tenho uma personalidade, isso aí eu adquiri com meu pai e isso é um valor assim imensurável, e aí esse partido vocês conhecem muito bem, o povo de Petrolândia e da região sabe o que eles fizeram com a saúde do povo dessa região, nós temos aí o IBVASF que fazia 250 cirurgias todo mês, fazia entre 100 e 120 partos todo mês, e hoje os filhos de Petrolândia e da região estão nascendo em outros horizontes outras cidades e outros municípios, sendo filhos de outras terras não vão sair com sua originalidade, eles estão de forma indireta para mim perseguir porque a gente sabe dos mortos que existe aí em trabalhos de parto de recém-nascidos que morrem por falta de assistência, imagine se você tá na emergência premente e você precisa você, não tem assistência local e você precisa ser deslocado para 5, 6, 7, e 8 horas de viagem ali, o tempo suficiente para vocês morrer, para pessoa morrer e aí, eles quiseram isso porque o IBVASF, fazia além desses indicadores que eu falei 12.000 mil exames de laboratórios por mês fazia 400 mamografias por mês fazia 500 Raio X por mês fazer a colonoscopia, endoscopia e retossigmoidoscopia. Enfim de todos as outros a demandas, tínhamos 70 funcionários, e uma pessoa ligado lá o palácio disse: mas rapaz isso não é uma coisa muito forte, ele sabe a  pessoa disse ao povo, eles fecham e deixa eu ver como é que fica. Quer dizer é essa partido que tá aí, por isso que hoje está se desmanchando tipo Sonrisal todo mundo correndo. Perseguiram de forma criminosa Marília, a mim é por isso que a gente tem essa simbiose a sincronia, ela me procurou já tive cinco vezes com ela, nós vamos trazer ela, conheci ela através de Luciano meu amigo em comum. A gente sinalizou muito essa essa aproximação. Ela sabe de toda a perseguição que fizeram comigo, fizeram comigo não com o povo de Petrolândia e de toda a região, e na verdade Alex é por isso que ele o candidato Danilo Cabral, ele amarga 45 por cento de rejeição. Eu penso que Marília precisa ganhar no primeiro turno e os compromissos que ela tem comigo são cinco compromissos muito forte com a região. Ela tem política e tem um povo de Pernambuco na veia, Marília é neta de Dr. Arraes, essa capacidade de homem público que todo todo mundo conhece, enquanto eles, esse aí é a dinastia que acha que é dono de Pernambuco que aparelhou o estado para seu uso, e não para o povo. Roubaram veja a quantidade de escândalos que esse povo tem aí. Eu quero saber como é que eles vão ficar depois de sair.  Marília ela tem que contratar uma pessoa para receber as cartas de Oficiais de Justiça e responder aos processos que vão ter".

Sobre a dívida do IBVASF, perguntamos se o governo de Pernambuco pagou, ele respondeu:

"Eles tem um débito com o IBVASF absurdo, e que a metade desse débito veio do Ministério da Saúde para o IBVASF sendo que o repassador era a secretaria do estado de saúde do estado. Eles reteram o dinheiro, esse dinheiro essa ação tá ajuizada eles não pagaram 17 parcelas de incentivos financeiros, que a gente têm coisas na hora, que ele estrangula que ele faz esse gargalo. E foi isso que eles fizeram. O que eu posso dizer é que Marília, existe um compromisso dela comigo com a microrregião de Petrolândia, de Itaparica e  do Sertão, com o esposo dela Cacau, me ligou antes de ontem, eu estava em Santa Maria da Boa Vista, e ele disse: João você é o deputado de Marília do Sertão você é o nome do solidariedade do Sertão. Quer dizer, eu agora estou numa situação que a política tem os altos e baixo, e agora você tem que manter sua dignidade seu seu caráter. Quiseram descansar lá no meu lombo no meu pescoço, mas eu não sou homem de me curvar para essas coisas, para ameaças, para retaliações".

Sobre a vinda de Marília para Petrolândia e como ela vem tratando sobre futuras ações para o Sertão de Itaparica - caso seja eleita governadora, Dr. João respondeu:

"Alex a gente sabe que essa microrregião é a menos populosa do Estado, são 180 mil habitantes por aí, ela  ela fica recantada geograficamente, ela fica ali divisa com Bahia com Alagoas e esquecida. Mas esse projeto dela, ela é diferente Marília tem uma sensibilidade ímpar a gente sente nas palavras dela, a última vez que eu tive com ela e Marcelo Gouveia que é o coordenador-geral, meu amigo ela disse citando as dificuldades ela passou, mais ou menos uma hora conversando comigo e citando essas dificuldades que a gente tem, e que o sertão é esquecido. Por isso que Cacau esposo dela disse que eu sou o deputado do Sertão, é uma coisa muito boa ela vai gravar vídeos, e sobre  a visita dela já era para ter acontecido, não aconteceu porque eu relutei muito em assumir essa condição de candidato a deputado federal pelo Solidariedade, e eu não poderia me furtar disso, eu não poderia me acovardar, e ela me chamar por diversas vezes e eu tirar o meu time de campo, eu sou de origens aguerridos, de homens que tem tem posicionamento e quando a gente pensa no povo sofrido e da nossa região as carências, as necessidades isso tudo que você falou e que a gente vê que passa ano, entra ano, e nós não temos nada de positivo aqui em Petrolândia, um potencial de recursos naturais, eu não digo só Petrolândia eu digo é a microrregião de Itaparica porque nós temos a gente vê Floresta, e tem um Riacho do Navio, tem o Pajeú e tem o São Francisco, Petrolândia tem o São Francisco, o lago imenso com água aí para tudo, nós temos a dificuldade de escoamento. Petrolina estive nessa semana, passei cinco dias nesse município lá para cima meu amigo tudo com estrada de pista, com acesso como é que o produto abundância, e aqui esquecido, é justamente por isso que nós vamos fazer a defesa do nosso povo da nossa terra, vou pegar um pouquinho de espaço para esse povo eu acho que todos somos filhos de Deus, todos tem necessidade e precisa da ação pública porque se não tiver uma mola propulsora, se não tiver o meio político para conduzir a coisa fica esquecido".

Sobre projetos para a área da saúde no Sertão de Itaparica, Marília tem quais?

"Eu posso te dizer que ela já garantiu afirmativamente, que ela vai criar, no caso dotar a região de Itaparica de um hospital regional, já tem a garantia dela. Uma condição de resolutividade, ela vai ter uma condição de equacionar todos ou quase todos na saúde. A gente nunca pode utilizar esse termo de todos mas quase todos os problemas da Saúde eu queria gostaria de citar um exemplo Alex.  Quando aconteceu a pandemia, eu acho que foi o maior problema de saúde pública da nossa existência, que foi a pandemia o que foi que o PSB fez tem esses recursos do governo federal que os recursos que ele devia do estado, que foi que ele fez: fechou o IBVASF que estava catalogado, fechou e não deixou de conveniar com SUS e o IBVASF estava catalogado para prestar esse serviço. O que é que eu digo, o que é que eu me pergunto quantas pessoas não foram ceifadas as suas vidas por falta de assistência da Saúde? Se teve um desastroso lá em cima, teve outro aqui em Pernambuco, porque é o único hospital que tinha referências aqui mais próxima era o de Serra Talhada e o IBVASF, que tem 68 leitos, tem raio-x, tem uma estrutura de laboratório tudo que era nessa necessário ele tinha para assumir essa condição de hospital de Itaparica, para atenção ao COVID, mais um governo Alex, um governo que ele tem só tem 20% de aceitação da população de Pernambuco, onde não temos esgoto sanitário e somente 30% da população tem água tratada nas suas casas um estado onde é o 15º pior em na atenção básica na saúde familiar é o pior do Nordeste, e saiu então tem um levantamento que a área de segurança pública já é uma das piores do Brasil. O estilo deles, eles acham que ali existe um reinado os crimes aumentaram a criminalidade aumentou e muito. É um governo que eles trabalham e não querem saber do povo. E só quer saber do poder, e eles acham que todo mundo é capachos deles, eles agora tão vendo como maltratar e achar que isso é capitania hereditária mas não é o povo. Pernambuco é altivo, Pernambuco era reconhecido como um gigante Leão do Norte, hoje tá um gatinho miando, aí porque esse governo que está aí deixou Pernambuco dessa forma, mas Marília vai resgatar  tudo isso. Eu nós seremos um soldado dela nessa condição de melhorar a vida do nosso povo sobretudo os mais carentes. 

Sobre o arrendamento do prédio do IBVASF, Dr. João esclareceu:

Assim Alex a gente depois que diminuiu em que eles retiraram esse Convênios com SUS nós corremos incansavelmente atrás de encontrar solução para lidar com isso, tivemos propostas de compra, tivemos propostas de aluguel de arrendamento como aconteceu agora e nós identificamos esse pessoal que tem interesse de arrendar no caso, o Hospital Coração de Maria, na verdade a gente fez um arrendamento e eles é quem cuida de tudo. Dr. João Flaviane a gente não tem participação. Fizemos um negócio porque a gente pensava de que isso pudesse ajudar de alguma forma a saúde da população, e aí eles estão instalado, eles têm uma capacidade técnica muito forte e muito boa a gente deseja boa sorte para eles. Uma coisa que eu não falei lá atrás é o compromisso da nossa futura governadora que a partir de Janeiro ela vai transformar esse Hospital, no hospital regional, com todo tipo de assistência que é necessário a nossa população. Por exemplo, faltava pouco para você instalar uma UTI de 10 leitos. A região comporta, o povo precisa, o projeto já estava em andamento, já nós fizemos isso lá atrás, mas se esse povo não quer o bem da população de Itaparica não, esse povo quer quer retaliar Doutor João achando que retaliando Dr João, eles retaliam o povo. Dr. João não viu, eu tenho minha condição de fazer a vida de trabalhar sou uma incansável trabalhador da Saúde, cuido das pessoas de Petrolândia em toda a região que me procura, não faço diferença, sempre tem um abertura eu não tenho esse temperamento de tá aqui de um jeito e depois do outro não, a minha é uma constância a minha vida é uma constante. E aí Alex eu que eu quero dizer que nós temos muitas e muitas conquistas e coisas boas para acontecer no próximo governo a partir de Janeiro se Deus assim permitir".

Dr. João fala da importância da região ter um filho da terra eleito deputado:

Alex eu disputei duas eleições, todos conhecem o resultado eu tive na primeira aqui em Petrolândia quase 7 mil duzentos votos tive na segunda em 45 dias quase 6 mil e duzentos votos é numa condição diferente porque o deputado estadual você sofre uma pesquisa muito grande são muitos candidatos da terra daqui de Floresta e da região, quanto a deputado federal não tem nenhum dessa região o que é que a gente vê, a gente percebe que o deputado federal ele é votado e com quatro anos 80 ou 90% da população que votou, não sabe mais o nome dele, porque não ele inexiste ele não aparece, ele não tá convivendo com o povo aqui da região, no caso ele não tem interação com a população dessa região. Eu não, eu cresci me formei me preparei fora e voltei para minha região aqui em Petrolândia, eu tenho 33 anos aqui de serviços prestados, trabalhando por aqueles mais necessitados, por aqueles que ficam lá na ponta que tem condição. Ele resolve de forma particular agora. E aí vai a pergunta e quem não tem como? O que gente vê aí, vê um gargalo ver os problemas de saúde, depois que o IBVASF reduziu as suas ações, você sofre, você morre precisando de uma cirurgia que não resolvido enquanto antes era dar um pulinho já estava na porta de casa. Então qual é essa condição, Doutor João tem 33 anos de serviços prestados 130 mil cirurgias realizadas na vida das pessoas, sobretudo nessa área que mais o povo precisa, e que povo necessita, e isso Alex parte o coração quando muitas vezes o pessoal liga, eu não fecho as portas para quem quer que seja, pode ser meu pior inimigo mas ele precisou dos meus préstimos daquele que Deus me deu a condição de com minhas próprias mãos, a gente não pode se negar, enfim a gente tem passado aí fiz 66 cidades em quatro dias agora recente agenda eu porque a minha candidatura ela chegou de forma tardia. Mas eu acho que no momento exato, e Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, e o que foi que a gente encontrou pessoas que a gente já havia ajudado em tudo e tinha até vereadores e tudo quando disse Doutor João é candidato que o povo ficou eufórico FGV seu tudo porque apresentava".


Dr. João e o Repórter/Blogueiro Alex Santo/Foto: Ana Paula

Dentre outros questionamentos Dr. João falou sobre vários outros assuntos como pesquisas eleitorais, popularidade, bandeiras que irá defender caso seja eleito, dentre outros.

Assista a entrevista abaixo:


Por Redação | Fotos: Ana Paula e Assessoria de Dr. João/Vídeo e Transmissão: Ana Paula

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts