Mar do Sertão usa humor para tratar a fome: 'É rindo que se castiga os costumes


Timbó (Enrique Diaz) e Tereza (Clarissa Pinheiro) são um casal amoroso em Mar do Sertão

Em Mar do Sertão, Tereza (Clarissa Pinheiro) e Timbó (Enrique Diaz) são dois sobreviventes da seca e da vida agreste a que muitas famílias experimentam há gerações. Mas no lugar da tristeza pela pobreza que inclui ainda a fome-- os dois personagens exalam humor e leveza na novela das seis da Globo.

"Eles estão ali no lugar da fome mesmo, então tem esse jogo da novela entre drama e crítica social, que vão sendo tratados de uma maneira muito divertida. A gente está falando de uma coisa que hoje em dia está cada vez mais gritante, cada vez mais séria, cada vez mais urgente, então o fato de a gente lidar com isso com humor não pode tirar a seriedade do assunto", opina Enrique Diaz.

Pais de sete filhos --apenas três vingaram --, Tereza e Timbó são amorosos e têm uma família estruturada apesar das adversidades. "Apesar dessa realidade muito castigada e de serem muito pobres, eles são muito ricos de valores e têm muita dignidade. A casinha, mesmo simples, é muito arrumada, ela arruma as coisinhas do Timbó, ela cuida desses filhos, ela bota ordem nessa casa, e ele, faz as trambicagem dele se achando mais esperto do mundo, mas não deixa faltar em casa", explica Clarissa.

A ideia do autor Mario Teixeira é retratar o Nordeste como um lugar alegre e colorido. Mas o novelista não poderia deixar de registrar problemas que acometem a região e o país como um todo, como a miséria:  "A história do nosso país sempre se repete. É uma história de exploração, de penúria, de concentração de renda. Isso é uma inspiração constante para o bem ou para o mal".

É por isso que o autor decidiu criar os personagens -- m especial Timbó e Tereza-- no limiar do humor e do drama. "Eu acho que essa é a essência do folhetim. A comédia é sempre uma alegoria da realidade, eu não tenho uma forma melhor de retratar essa realidade que fazendo troça dela, né? Alguém já disse que é rindo que se castiga os costumes, eu concordo plenamente com isso", explica Teixeira.


Por Notícias da TV UOL

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts