Concurso da Polícia Civil: Veja quantas vagas precisam ser preenchidas em Pernambuco

A expectativa de que está estudando para ingressar nas forças de segurança de Pernambuco aumentou na semana passada, após o secretário de Defesa Social (SDS), Humberto Freire, confirmar que editais de concurso serão lançados ainda neste segundo semestre. Haverá vagas paras as polícias Civil, Militar e Científica. Há promessa também para o Corpo de Bombeiros.

Há um déficit de 10.950 policiais militares em Pernambuco. O ideal seriam ter 27.672 PMs na ativa, mas só há 16.722. Os dados foram atualizados em julho de 2022.

O concurso da Polícia Militar, a ser lançado em breve, deveria convocar mais de 10 mil aprovados, como apontam os números – mas é improvável que isso aconteça.

O déficit na Polícia Civil de Pernambuco também é alto, segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Há, na Polícia Civil, 3.548 agentes de polícia na ativa. O déficit de é 4.752 profissionais. E o número tende a aumentar. Isso porque 335 agentes de polícia estarão aptos a se aposentar até dezembro de 2022.

Há também falta de delegados na Polícia Civil de Pernambuco. Hoje, 520 profissionais estão na ativa. E há 180 vagas que precisam ser preenchidas em concurso. Até o final deste ano, no entanto, mais 68 delegados poderão se aposentar.

Os números reforçam a necessidade urgente de concursos na área da segurança pública. Há uma corrida contra o tempo para minimizar o déficit histórico de policiais civis e militares.

Vagas nos editais das polícias de Pernambuco

Na semana passada, ao ser questionado sobre a quantidade de vagas que serão abertas para as polícias, o secretário Humberto Freire não quis confirmar números. Mas argumentou que os estudos já foram finalizados e que, em breve, essas informações estariam disponíveis nos editais.

Os aprovados devem iniciar os cursos de formação somente em 2023.

Idade máxima para concurso da Polícia

Uma das novidades que podem ser anunciadas em breve é a idade máxima para os candidatos às vagas de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Há um indicativo – em estudo – para que pessoas com até 30 anos possam ingressar nas corporações, caso aprovadas nos concursos.

Via PE Notícias

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts