Por Jean Brito
Em visita a capital da fruticultura irrigada, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta quinta-feira, 2 de junho, a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB-PE), participou da lançamento oficial da pré-candidatura a deputada estadual de Lucinha Mota, evento realizado no auditório do Hotel Grande Rio, centro da cidade sertaneja.
Durante entrevista coletiva e em resposta a um questionamento da equipe de reportagem do Jbrito a cerca de projetos e ações para melhorar a atuação da Compesa em Petrolina e todo Pernambuco, Raquel ressaltou que a Companhia de Saneamento do estado, ‘é a pior empresa de prestação de serviço de saneamento básico do território pernambucano.
Para a pré-candidata, os problemas com a Compesa acontecem do Litoral ao Sertão. Segundo Raquel, existe uma falta de decisão política do Governo do Estado para atender a população com acesso à água, bem como, no tratamento de esgoto.
“Pernambuco hoje é o segundo pior estado do Brasil na entrega de água tratada na torneira da casa do Povo, isso se dá do Litoral ao Sertão, se falta água aqui na casa das pessoas em Petrolina, que está as margens do Rio São Francisco, como se falta no Recife, onde têm barragens que poderiam abastecer essas regiões e cidades como Santa Cruz da Baixa Verde que não tem acesso nenhum a água não tem tubulação de distribuição de água, embora tenha um convênio firmado com o governo federal há muito tempo para que essa obra pudesse ser feita. Ao meu ver, o que a gente tem hoje é uma falta de decisão política de fazer água chegar na torneira da casa do povo porque governar é escolher prioridade”, enumerou a pré-candidata a governadora por Pernambuco, Raquel Lyra.
Raquel defende a política como instrumento para mudar a vida das pessoas. Estiveram presentes no evento a deputada estadual Priscila Krause, o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, o pré-candidato a deputado federal, Nunes Rafael; os pré-candidatos a deputado estadual, Allan Moux e Gabriel Menezes; o presidente estadual do Cidadania, João Freire; o vereador do Recife, Alcides Cardoso; o ex-prefeito se Cabrobó, Eudes Caldas; o vereador de Petrolina, Ronaldo Silva; o vereador de Lagoa Grande, Professor Vavá, e o vereador Orocó, Hélio de Zefinha.
Via Didi Galvão