Em entrevista exclusiva ao Blog PN, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos fala sobre a vinda de projetos para Petrolândia [Vídeo]

Foto: Reprodução

Na tarde desse sábado (5) entrevistamos o deputado licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Pernambuco, Lucas Ramos. 

O secretário está engajado em vários projetos da cidade, ao exemplo da segunda edição do programa Força Local do Governo do Estado que está discutindo a importância de transformar a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jatobá em uma Escola Técnica Estadual (ETE), uma vez que a unidade já conta com um Centro de Inovação dentro do programa Espaço 4.0.

Acompanhe na íntegra a entrevista exclusiva concedida ao repórter/blogueiro Alex Santos:


Durante a entrevista exclusiva que aconteceu na Chácara Dona Tonha, o Secretário falou sobre apoio e incentivo do governo do estado agricultura familiar, piscicultura e da fruticultura irrigada do município, através de sua secretária.

“Nós estamos desde cedo na estrada sair de Petrolina, cumprir agenda em Belém do São Francisco e chegamos a Petrolândia para discutirmos formas de fortalecermos a agricultura familiar, levando tecnologia para aumentar a produtividade, garantir competitividade para os produtos desses agricultores da agricultura familiar. Além, evidentemente, da gente conseguir trazendo recursos através dos centros de vocação tecnológica. Os arranjos produtivos locais podemos incentivar, fomentar e financiar também as ações voltadas para o fortalecimento do polo de piscicultura e também da fruticultura irrigada. Eu vejo que a um potencial muito grande na região de homens e mulheres, trabalhadores rurais, pecuaristas, pessoas que estão engajadas e bastantes dispostas a construir a sua renda mensal a partir de atividades que serão certamente apoiadas pelo governo do estado, através da nossa Secretaria de ciência, tecnologia, inovação”.

Pré-Candidato a deputado federal por Pernambuco, Lucas Ramos fala sobre sua base de apoio em Petrolândia.

“Aqui em Petrolândia nós temos desde sempre amizade profunda, desde o meu pai, Ranilson Ramos, com o pai de Lourival Simões, eu fui eleito em 2014, já tendo sido votado aqui nessa cidade. O meu primeiro mandato como deputado estadual contou com o apoio à confiança do povo de Petrolândia, fui reeleito em 2018 com quase 60 mil e 300 votos que me colocaram na condição de ser o oitavo deputado estadual mais bem votado de Pernambuco e agora para 2022, diante de novos desafios, buscando um mandato na Câmara dos deputados federais, a gente amplia a nossa força política, a nossa presença na cidade. Lourival Simões Filho é coordenando desse grupo que conta ainda com os vereadores Técio de João Vicente, Delano -  considero o Delano vereador, porque mesmo sem mandato, ele é engajado na política. Ele nos procura solicitando pleitos, que são legítimos à população de Petrolândia. Podermos contar nessa caminhada com o apoio dos ex-vereadores João Vicente, que nos acompanha nessa agenda de hoje, também da ex-vereadora, Dona Santa e poder ampliar cada dia mais, conhecendo as pessoas e apresentando o nosso projeto, as nossas propostas. Certamente no próximo pleito eleitoral, em outubro de 2022, a gente vai ter condições de celebrar uma grande Vitória, com ampla participação do povo de Petrolândia”.

Lucas Ramos fala sobre aceitação de sua pré-candidatura de Deputado Federal por parte da população.

“Há uma grande sinalização para uma eleição que vai ser nacionalizada mais uma vez, assim como foi 2018. Nós vemos a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva colocada competitiva e bastante esperada, em especial pelo povo nordestino aqui no Sertão pernambucano. A gente tem um apreço, um carinho muito grande pelo ex-presidente Lula, porque foi exatamente a época em que crescemos mais, avançamos mais nas políticas públicas, e de acesso à universidade, por exemplo: na Secretaria que eu estou, nós cuidamos de programas de apoio e bolsas, ofertamos oportunidades para jovens egressos da educação pública alcançarem a graduação em um curso de universidade. No governo de Pernambuco foi financiando, isso e a gente vê que foi no governo Lula, por exemplo, a grande ampliação dos institutos federais e das universidades federais. Da UNIVASF e que chegou ao nosso Sertão poder atender esses jovens que sonham dias melhores. Então, há uma saudade e do outro lado não é? Existe a continuidade do governo Bolsonaro, um governo que foi muito duro. Em relação à produção científica, com cortes recorrentes no estímulo à produção, a pesquisa, bem como nos recorrentes cortes orçamentários das universidade e institutos federais. Então, esse debate, ele vai ser nacionalizado e eu não tenho a menor dúvida de que, a partir do momento em que o PSB apresenta o nome de Danilo Cabral, vereador da cidade do Recife, deputado federal, secretário de estado em diversas pastas, inclusive a educação, a gente vê um compromisso com esse desenvolvimento. Eu Acredito que essa candidatura do PSB ela nasce muito competitiva. São 16 anos de poder e agora há perspectiva da gente renovar por mais 4 anos no modelo de gestão pública, que é premiado internacionalmente reconhecido pela população. Não fosse assim, Paulo Câmara não ter sido, não teria sido eleito em 2014 e reeleito em 2018 no primeiro turno. Então a gente ver que o Pernambucano acredita na nossa forma de governar e isso puxa as candidaturas proporcionais, na aceitação de Danilo Cabral como pré-candidato é um nome conhecido dos pernambucanos”

Lucas Ramos fala sobre aceitação de Danilo Cabral no PSB para pré-candidatura a governo do estado.

Ele é um nome conhecido dos pernambucanos. Já foi secretário de planejamento, secretário das cidades, secretário de educação, foi responsável por interiorizar as escolas técnicas, foi fundamental no processo de articulação para que a gente tivesse escolas de tempo integral aqui é em funcionamento no nosso estado, permitindo Pernambuco ser o estado no país que mais tem alunos, matriculados em tempo integral é mais alunos do que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais juntos, então temos a maior é escola, rede de escolas é integral. Nós temos a maior quantidade de alunos que acreditam na escola pública e temos a melhor educação do país, não é? São índices de avaliação nacionais. A escola mais atrativa, com o menor índice de evasão, somos o estado onde há uma perspectiva, não é de mais proteção à vida. Nós temos aqui o segundo melhor número, de salvamento das vítimas de Covid. Então, Pernambuco, sempre em destaque, Danilo Cabral vem com esse DNA de quem participou da escola de formação política que vem lá atrás, de Miguel Arraes de Alencar, serviu com o Eduardo Campos a Pernambuco e junto de Paulo Câmara vem fazendo esse trabalho reconhecido e agora legitimado em sua candidatura para o governo do estado. É como ia dizendo isso traz uma perspectiva de oportunidades maior para os proporcionais deputados estaduais e federais que disputam na chapa com o governador, sendo competitivo, eles tendem a crescer e a expectativa é que o PSB faça novamente, assim como foi em 2018, tanto na Câmara dos deputados, em Brasília, quanto na assembleia legislativa de Pernambuco, as maiores bancadas de deputados”.

Lucas Ramos fala sobre seu pai Ranilson Ramos que é o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado de PE  - e foi Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (2010-2013), Presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (2007-2010) Coordenador de Programas de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) (2005), Diretor Comercial do LAFEPE (2003-2004), Deputado Estadual (1987-1990; 1995-1998; 1999-2002) e Vereador no Município de Petrolina  (1983-1986).

“Imagine um cidadão nascido em Orocó, plantador de cebola, alguém que dedicou a agricultura na sua formação profissional. E com apenas 21 anos, disputou o mandato de vereador na cidade de Petrolina, tendo sido eleito com a maior quantidade de votos da história da cidade. Imagine que em 1982 ele ter quase 2.000 mil votos, numa época em que o eleitorado de Petrolina era infinitamente menor do que o atual, foi realmente um grande marco, um legado que ele construiu ao longo da vida. Quando foi deputado estadual por 3 mandatos. Quando foi secretário de estado e foi na Secretaria de agricultura que teve o seu trabalho destacado, além do encaminhamento, na indicação do governador Eduardo Campos na época, para ocupar uma das 7 vagas como conselheiro do tribunal de contas e agora, como presidente, ele colocar essa experiência de quem conhece de gestão pública de que sabe a visão dos prefeitos, dos gestores dos presidentes de Câmara de vereadores para orientar, afinal de contas, o trabalho do tribunal é exatamente o de orientação, é garantir respeito ao erário público e, lógico, a manutenção da lei, é o guardião da legislação federal estadual. Na hora da prática de uma prestação de contas, de aplicação dos recursos que são públicos e a gente poder ter essa responsabilidade de quem conhece a fundo o estado de Pernambuco, as políticas públicas e a legislação realmente foi um ganho muito grande para o tribunal de contas do estado, é levar a ao conselheiro Ranilson Ramos ao cargo de presidente”.

Fotos:











Por Redação | Gravação de imagens e fotos: Adrian Ramon - Edição e fotos: Alex Santos

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts