Desde o início da vacinação contra Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos em Pernambuco, no dia 14 de janeiro, pouco mais de 25% desse público recebeu a primeira dose do imunizante. Considerando o ritmo lento da campanha, a Secretaria de Saúde do estado anunciou, nesta quinta-feira (17), o "Dia C" da vacinação infantil, no sábado, dia 26 de fevereiro (veja vídeo acima).
"É um quantitativo geral ainda muito baixo [de crianças vacinadas], o que significa risco para toda a sociedade, tendo em vista esse contingente de não-vacinados, e para as próprias crianças. Nós pactuamos com os municípios uma grande mobilização para tentar acelerar essa imunização", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O secretário apontou que os números indicam uma desaceleração da pandemia no estado, mas que ainda não é momento de relaxar e que é preciso reforçar a vacinação. "Vivemos hoje uma pandemia de não vacinados. Quatro de cada cinco mortes e quatro de cada cinco internados são pessoas que não tomaram todas as vacinas que deveriam ter tomado e atualmente", declarou.
"Observamos uma desaceleração da variante ômicron. Atingimos um platô e estamos com indicadores ainda em patamares elevados. Foram 829 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nessa última semana, uma queda de 6,6% em relação à semana anterior, 59 casos a menos", disse o secretário.
Já foram distribuídas 640.380 doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças para os municípios pernambucanos. Destas, 300.979 foram aplicadas pelas cidades até a quarta-feira (16).
Veja a reportagem completa AQUI.
Do G1/PE