Auxílio Emergencial 2022: veja quem tem direito ao retroativo

Em 2022 muitas dúvidas surgiram quanto a uma possível prorrogação do Auxílio Emergencial. Mas o Governo Federal já confirmou que a Caixa Econômica Federal (CEF) vai fazer novos pagamentos do Auxílio Emergencial ainda nesse ano de 2022. Inclusive, alguns foram realizados no dia 13 de janeiro de 2022.

No entanto, vale lembrar que os pagamentos da última parcela do benefício emergencial foram feitos no mês de outubro do ano passado, o mesmo mês em que o Bolsa Família chegou ao fim. Afinal, no mês seguinte, o novo programa Auxílio Brasil foi lançado.

Nesse período citado anteriormente, a 7ª parcela do Auxílio Emergencial do ano passado foi paga por meio da conta digital do aplicativo Caixa Tem para um total de 36 milhões de brasileiros. Foram beneficiários que, ao longo do programa, continuaram a atender aos requisitos de participação.

Com o anúncio de que o Governo faria o pagamento de novas parcelas do benefício, muitas pessoas associaram a uma prorrogação do Auxílio Emergencial em 2022. No entanto, refere-se a um benefício emergencial para um novo grupo de pessoas.

Não há qualquer indicação, até o momento, de que o Governo Federal vá prorrogar o benefício.

Auxílio Emergencial terá novas parcelas em 2022?

Algumas pessoas não sabem, mas o fato é que o Governo Federal já deu início à liberação de novas parcelas do auxílio emergencial, sendo que alguns pagamentos começaram a ser feitos logo no início deste ano, no dia 13 de janeiro de 2022.

Porém, apesar disso, é importante destacar que os novos pagamentos do benefício emergencial são exclusivos para os pais solteiros que são chefes de família. Pais que criam os seus filhos sozinhos e que, por um motivo bem específico, estão tendo o direito a receber estes novos pagamentos do Auxílio Emergencial 2022.

Durante o primeiro ano de pagamentos do Auxílio Emergencial, os pais solteiros chefes de família receberam apenas a parcela simples do benefício, ou seja, não tiveram o direito de receber os pagamentos em dobro, condição que foi concedida para as mães solteiras.

Dessa forma, as mães solteiras receberam os valores dobrados de Auxílio Emergencial, mas os pais solteiros não tiveram esse mesmo direito. Esse entendimento permaneceu por algum tempo, até que o Congresso Nacional fez um movimento que conseguiu reverter esse cenário, que foi resultado de um veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) anteriormente.

Consulta do Auxílio Emergencial 2022 Dataprev

Os pagamentos que estão sendo realizados em 2022 do Auxílio Emergencial são, na verdade, retroativos. A partir de então, os pais solteiros que são chefes de família tem o direito de receber parcelas novas do Auxílio Emergencial.

O Auxílio Emergencial 2022 para pais solteiros já tem a consulta liberada no site oficial da Dataprev na Internet. Por meio dessa consulta, o potencial beneficiário tem a oportunidade de conferir se vai receber as próximas parcelas do benefício emergencial.

O site em que a Consulta do Auxílio Emergencial 2022 pode ser feita é o seguinte: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/.

Neste endereço eletrônico que foi citado logo acima, a consulta do auxílio pode ser feita de forma a informar o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física), o nome completo e o nome da mãe. Além disso, também é preciso informar a data de nascimento e marcar a caixa que diz “Sou humano“.

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts