Em entrevista ao Blog PN, prefeito de Petrolândia Fabiano Marques fala sobre a construção de escola que vai custar mais de R$ 7 milhões no município [Vídeo]

Foto: Reprodução

No dia 23 de dezembro, no Blog PN, recebeu no seu estúdio, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (REPUBLICANOS), na oportunidade o gestor concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter/blogueiro Alex Santos. A entrevista foi transmitida Ao Vivo pelo Canal Oficial do Blog no YouTube.

Por conta do tamanho da entrevista que durou cerca de duas horas resolvermos dividir a mesma em 5 partes (com cortes no vídeo) para que o público possa acompanha todos os detalhes.

Dentro outros assuntos o prefeito falou sobre a construção de uma escola no valor de R$ 7 milhões 992 mil reais, que será construída por trás do clube.

Agradecemos a interação do público durante a entrevista, onde encaminharam suas perguntas ao gestor.

Assista:

Sobre entrega de Equipamentos como tratores de pneus, van executiva para pacientes da hemodiálise e ambulância Semi-UTI, Fabiano declarou:

"É nosso pagamento. Eu considero como que seja o nosso pagamento que a gente faz uma gestão de te que acordar cedinho, de ir até 11 horas, 12 horas, de não ter sábado nem domingo, mas tem a parte boa de se prefeito. Muita gente acha que se prefeito, o cara vai lá só pra ganha muito dinheiro ou só por questão de status, né? Mas a parte boa que eu considero nisso aí bicho, é a de facilitar e de te na caneta, na ponta do papel, do dedo, a possibilidade de mudar o destino das pessoas de Petrolândia e região. Então, eu fiquei muito feliz, eu posso, vou tenta aqui fazer, num trouxe nenhum papel, nenhuma... eu não gosto, não gosto de entrevista com números, até porque eu vivencio é a administração no meu dia a dia. Então se você me pergunta quase 90% eu vou saber na ponta da língua, então eu me lembro bem dos primeiros veículos que a gente entregou foi em meados de junho, dois veículos Siena (Fiat), que a gente comprou para a Secretaria de desenvolvimento social, pra auxiliar na questão de cadastro único de pra que seja possibilita a questão de você, em vez das pessoas vim pra secretaria, a secretaria vai pras comunidade, é isso que a gente tem feito. E aí a gente entregou também uma moto, e também a gente entregou uma retroescavadeira".

Fabiano fala sobre o Projeto que tá para ser construído na Orla:

"O pessoal desce ali e tem uma bancadazinha, aquilo aí a bancada vai sair, e vai desde do o muro do Hotel de Zé Dantas até próximo da quadrinha de tênis ali, vai ser tudo aquilo ali, aquela obra, até ali, né? Porque o recurso só deu até ali. Os quiosques, os 6 quiosques, foi até bom você fazer essa pergunta, porque dos 6 quiosques lá na obra o que tá planejado é de fazer as seis bases, aí posteriormente vai ser aberto um processo de licitação pra que as empresas, quem tem o dono de bares e de restaurantes, que tiver empresa queira fazer". 

Em primeira mão, Fabiano falou da entrega da ambulância UTI, e de outras ações que se deu no final do ano no município: 

"Então é a ordem de serviço que a gente deu, eu tinha prometido que antes do final do ano, a população aí teria, um presente de natal, que estava previsto pra amanhã, porém, uma das surpresa não foi possível ser entregue amanhã. Então a gente remarcou, e eu queria que você fizesse a divulgação disso aí, porque muita gente tá esperando pra amanhã, mas a gente remarcou para quarta-feira ás 10 horas na frente da prefeitura. Então vamos lá, é nós vamos simplesmente Alex, deste final do ano ainda, nós vamos te a alegria,  e a satisfação, de dá a ordem de serviço da CEASA, da ordem de serviço pra um muro da escola Mário José, da a ordem de serviço da reforma e escola José Araújo, vamos entregar um Jeep Renegade zerado pra ajudar na secretária de saúde. Simplesmente Alex nós vamos entregar a população de Petrolândia uma ambulância UTI, não é semi-UTI não, é UTI, viu?! Para a população. Tô até arrepiado aqui viu."

Sobre o atendimento da ambulância UTI, na zona rural Fabiano - falou:

"É Alex foi boa essa sua pergunta. Em lugar nenhum do mundo você tem uma ambulância de grande porte em zona rural, principalmente aqui no interior de Pernambuco no Sertão. O que a gente tem feito pra zona rural, eu estava até falando recentemente é que a zona rural de Petrolândia, especialmente Icó Mandantes, passou a cerca de 5 a 7 anos sem nenhuma ambulância. Lá nós temos dois PSF’s, um na agrovila 6 bloco 3, e uma na 4 bloco 4, e em julho a gente comprou essa ambulância e ficou lá na agrovila 6 do bloco 3, é a gente que daqui pro início de janeiro pegar uma ambulância dessas... dessas pequenas, que já ... que já chegou outras, agente que colocar no bloco 4, né?  Mas outra coisa que o pessoal muitas vezes não sabe, é o serviço de SAMU que a gente conquistou pra Petrolândia.

Sobre receio de investimentos para Petrolândia por parte de deputados que apoiam grupo de oposição no município, Fabiano declarou:

Nosso lema, nosso modo de gerir o município é que Petrolândia não se pode dá ao luxo de fazer político, do gestor fazer política assim que entra não. Política é na hora de fazer a política, entendeu? Esse ano de 2021, 2022 que vamos entrar agora, não faço política de forma alguma, por que prejudica o município. Então eu já fui atrás dos 25 deputados federais da bancada pernambucana, acredito que já fui atrás de todos eles, todos eles! Estadual já fui atrás de uns 10. Pois é oh! O Silvio Costa Filho agora anunciou quando fui assinar o convenio, levei até o Rogerio, ele foi comigo, e o recurso pra uma escola que vai ser construída aqui atrás do clube, que vai se uma escola ensino fundamental e ensino fundamental 2. O recurso... sabe quanto vai se aí? 7 milhões 992 mil reais.

Sobre lixo jogado nas ruas, Fabiano falou:

Rapaz, você depois que é gestor, Alex, você se depara com cada situação. Eu tava ali, há 8 dias atrás, por trás do clube, a agente tava fazendo um mutirão de limpeza, rapaz! passou um cara no mototáxi na nossa frente parou o carinho... o reboque da moto tirou as sacolas de lixo e colocou lá e tinha uma placa, uma aplaca assim, de proibido jogar lixo na frente dele. Cara eu perguntei a... eu quase, quase enfartava! Eu digo o “senhor não sabe ler não aqui?” A gente tem que ser chato. Aí o cara ficou com vergonha e disse “onde é que eu vou colocar o lixo?” “Quando o carro passar na frente da sua casa você coloca”. E eu peço ajuda da população né? Pra... pra que ajude a prefeitura. Nós ajude no sentido de combater, também, o vandalismo que tem em Petrolândia, roubos, furtos. Alex, ali aquelas baronesa ali, a gente vem combatendo, em baixo da ponte, a gente colocou um cabo de aço com vários balde pra impedir que aquilo que tem do lado de lá passe pro lado de cá. Por duas vezes foram roubados os baldes, eu lhe pergunto pra que o cara roubar um balde cheio de lodo que só serve praquilo? Eu não sei. Eu não consigo entender isso aí. Então a gente vê no cemitério, em plena luz do dia, carregaram todos os fios, a fiação, né? Carregaram já roubaram o botijão de gás em escola, já roubaram geladeira, roubaram talheres, roubaram talheres, né? É eu... eu tô falando só uma parte do vandalismo que tem, né? Pessoas que quebram, aquela pracinha lá de cima da quadra, entre a quadra 10 e a quadra 13.

Questionado se aumentasse o número de guardas civis Fabiano falou:

Olhe teria que que aumentar o quantitativo de 60 e poucos pra 500. Aí prefeitura não aguenta pagar, até por que a gente vive em numa luta diária Alex que eu... eu não falei aqui, um dos maiores desafio da nossa administração tem sido respeitar o limite da lei de responsabilidade fiscal, onde essa lei foi criada no ano 2000 ela diz que toda... toda arrecadação de um município a gente só pode gastar com funcionalismo, com a folha até 54%, ou seja, quando chega em 52% você já acende uma luz ali no tribunal de conta. E a gente recebeu agora em janeiro é uma folha entorno de 67 a 68%. Teve que enxugar, era necessário né? E por várias vezes eu tive a frustação de vê o dinheiro do investimento passando na minha frente e correndo e saindo. Posso dizer que a primeira foi em fevereiro quando eu recebi a visita de alguns empresários, onde... como você sabe nosso maior sonho aqui em Petrolândia, eu quero um dia ainda consegui trazer isso pra Petrolândia que é o asfaltamento do cinturão verde. É uma obra que hoje ela, acho que com o aumento do preço de terra, asfalto, cimento aí ela vai parar em torno de 60 milhões de reais.

Sobre terceirização de funcionários na Prefeitura, Fabiano falou:

Terceirizei algumas áreas e muitas gente diz é, é “Fabiano é...é só tem uma empresa que tá trabalhando com a prefeitura”. Não a gente tirou algumas pessoas da folha né? Pra colocar na empresa, né? Pra que a gente consiga, realmente, equalizar isso aí. Estamos tentando, também, aumenta a receita do município, não cobrando da população, cobrando das grandes empresas.

Sobre o ICMS (faturamento) de Petrolândia por conta da barragem Luiz Gonzaga, Fabiano falou:

Olhe o ICMS de Petrolândia ele já beirou aí a mais de 40 milhões de reais. 2020 ele chegou ao ápice.... da queda, caiu até 10 milhões de reais. Esse ano a gente já teve um acréscimo e provavelmente para o ano vai ter outro. Então na hora que você aumentar a receita, você tem uma receita melhor, consequentemente você baixa o percentual da folha de pagamento. Você tem que fazer um trabalho de formiguinha, baixa a folha e aumenta a receita, aí sim a gente vai te uma Petrolândia com poder de investimento, vai vê as obras chegar, quando as obras chegarem vai gerar emprego, que é... que é o...o... que precisa em Petrolândia e região, né? A gente vê aí em bons olhos o ano de 2022.

Sobre as emendas impositivas vindo do legislativo, que inclui a construção da CEASA de Petrolândia, o prefeito falou:

Inclusive é... é a obra da CEASA foi possível por que é... quando a agente foi se reunir pra o impositivo eu convoquei os 8 vereados da base aliada e falei pra eles: “oh! Vamos fazer alguma coisa que fique realmente  plantada para o povo de Petrolândia. Não Vamos se apegar as pequenas coisa não”. Então, é, no impositivo os 8 vereadores alocaram pra que a gente usasse na CEASA, né?  O dinheiro, por que a CEASA vai custar em torno de 900 mil reais. 500 mil foi, 450 mil foi eles.... É, olha Alex, inclusive esse orçamento impositivo, eu tenho a satisfação de dizer a todos que a gente criou quando eu fui presidente da Câmara, aquele projeto é nosso.

Sobre a passagem de vereador e presidente da Câmara, Fabiano falou:

Eu tive uma passagem muito boa, gostei muito da minha passagem de vereador, né? Foram 4 mandados e eu, só tenho assim, boas lembranças desse tempo, né? Na verdade, o primeiro mandado meu foi em 2000, mas a primeira vez que fui candidato a vereador foi no ano de 1996, eu estava com 24 anos já era casado, né? E aí tinha aquele sonho de ser vereador um dia. Eu tirei na época 259 votos, fui o 9º ou fui o 10º mais votado, só, que aí eu estava numa chapa tão pesada... É e aí no ano de 2000 eu fui a segunda vez e aí fui eleito com 458 votos. Em 2004 fui reeleito com 875 votos e aí em 2008 eu fui reeleito, novamente, com 1127 votos e, aí em 2016 foi minha última eleição como vereador tive 1166 votos.

Por Redação | Edição de texto: Alex Santos e Ysabella Reis 

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts