Em busca do passado submerso no Velho Chico, mergulhadores reencontram igreja matriz da Velha Petrolândia, e a mapeiam para novo ponto de mergulho [Fotos e Vídeo]

Mergulhadores Roberto Meira e Luiz Antonio reencontram Igreja/Fotos: Divulgação

Mais um dia para ficar na história de Petrolândia. A dupla de mergulhadores Luiz Antonio e Roberto Meira, ambos do Recife reencontraram no fundo das águas do Velho Chico, a Igreja Matriz São Francisco de Assis da Velha Petrolândia, e a mapearam para novo ponto de mergulho.

Assista o vídeo:


EM BUSCA DO PASSADO SUBMERSO NO VELHO CHICO 

Luiz Antonio Barreto e Roberto Meira, um advogado e o outro empresário, ambos mergulhadores e Diretores do Grupo Adventure Diver´s, partiram de Recife rumo a Petrolândia, na data de 27 de janeiro do corrente ano, municiados de seus equipamentos, dentre eles um sonar com transducer de última tecnologia, com um objetivo em comum: reencontrar a Velha Igreja de São Francisco de Assis de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, que encontra-se submersa desde 1988, quando da inundação da cidade velha, pela abertura da barragem de Itaparica.

Imagem da Igreja Matriz no fundo das águas do Velho Chico do sonar com transducer de última tecnologia/Foto: Divulgação

Prontamente, Roberto Meira lançou a boia de sinalização, e os dois mergulhadores, radiantes e em uma expectativa incomensurável, partiram para a equipagem com suas tralhas de mergulho, ficando prontos e apostos às 11h05min.

O primeiro a cair na água foi o Roberto Meira, seguido, logo após por Luiz Antonio. Em apenas 47 segundos os dois mergulhadores desbravadores encontravam-se nas águas do Velho Chico, que naquela altura encontrava-se com quase 30 graus de temperatura.


Imagem da Igreja Matriz no Fundo das águas do Velho Chico/Foto: Divulgação

Voltas e voltas foram dadas ao redor da Igreja. A partir do instante que constataram que a fragilidade estrutural estava instalada naquele prédio, ficou decidido que não haveria a penetração no interior da Igreja. A Velha Igreja de São Francisco de Assis de Petrolândia estava bastante deteriorada. 


Mergulhador Luiz Antonio na Igreja Matriz de Petrolândia Velha/Foto: Divulgação

Várias partes de sua estrutura já desabadas. Porém, a Igreja estava ali, com sua base a 17,9 metros de profundidade, e para aqueles destemidos mergulhadores, a contemplação externa, dando aso a imaginação, bastava. Anos e anos da última imagem captada dessa edificação. 


Bem na frente dos mergulhadores estava aquele Prédio Santo, que por tanto tempo foi palco de missas, matrimônios, batizados... Foram 32 minutos de fortes emoções, de choro por dentro da máscara, de arrepio, de uma infinidade de sentimentos.


Telhado da Igreja Matriz da Velha Petrolândia/Foto: Divulgação

Instagram:
@luizantonio.cunhabarreto
@roberto.meirasa
@adventurediversgrupo

Face: Adventure Divers Grupo


Mais fotos:



Por Redação | Informações: Luiz Augusto com a colaboração do IGH de Petrolândia na pessoa de Paula Rubéns

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts