Estratégia será fechada daqui para fevereiro, diz Miguel Coelho


Hoje com três pré-candidatos a governador, o grupo de centro-direita que faz oposição à atual gestão estadual deve definir a estratégia que adotará nas eleições do próximo ano apenas em fevereiro. A informação foi dada pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), nessa terça-feira. Além do próprio Miguel, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), colocaram seus nomes à disposição do coletivo e podem disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022.

Três meses após PSDB, PL, Cidadania e PSC anunciarem que estarão unidos em torno do mesmo candidato a governador, que poderá ser Raquel ou Anderson, Miguel afirmou que ainda mantém intenso diálogo com os aliados e até mesmo os considera “como irmãos”. Em sua fala, o petrolinense defendeu que ainda é cedo para acertos definitivos visando o primeiro turno do pleito, mas parece inclinado a defender a apresentação de dois nomes oposicionistas ao eleitorado do Estado.

“A oposição tem se falado frequentemente e as movimentações que vêm sendo feitas são muito boas porque levantam não só os nossos nomes, mas também os problemas do Estado. No momento oportuno a gente vai decidir se é melhor ter uma ou duas candidaturas, como foi em 2006, quando inclusive houve segundo turno. De lá pra cá a oposição sempre saiu unida em torno de um nome só e as eleições se resolveram no primeiro turno. Talvez por isso a gente precise fazer uma reflexão se não seria melhor recalibrar nossos pensamentos e repetir uma fórmula que deu certo em vez de insistir em uma que não está dando”, declarou o prefeito.

Chapa

Afirmando já estar debruçado sobre o seu programa de governo e empolgado com a adesão de dezenas de lideranças locais à sua postulação, Miguel diz que não pretende definir os ocupantes das vagas de vice-governador e senador na sua chapa por enquanto. Segundo ele, “não dá para definir a escalação antes da formação de um time”.

“Nós estamos recebendo novos apoios, novas adesões. Se você forma o time antes da janela partidária, por exemplo, você termina afastando, afinal tem gente que quer vir para colocar o seu nome e ser pelo menos considerado”, pontuou.

Questionado a respeito do papel do Podemos nessa construção, Miguel fez questão de reconhecer que o partido presidido em Pernambuco pelo deputado federal Ricardo Teobaldo foi o primeiro a oficializar apoio à sua pré-candidatura, mas disse que a parceria em questão não foi feita “prometendo vaga”.

Em outubro, Teobaldo afirmou que o Podemos poderia indicar a deputada estadual Clarissa Tércio para a vice de Miguel. Atualmente a parlamentar está filiada ao PSC, mas informações de bastidores apontam que ela, um nome forte perante o segmento conservador e evangélico do Estado, poderia migrar para o Podemos, sigla do ex-juiz Sergio Moro, ou para o PTB, que apoia Bolsonaro.

Sobre a deputada, Miguel não negou que ela poderia estar ao seu lado na majoritária, mas frisou que a indefinição partidária na qual ela se encontra é um empecilho para o desenvolvimento da discussão sobre o tema.

O prefeito adiantou, contudo, que dará prioridade a nomes de regiões de fora do Sertão, como o Agreste e a Região Metropolitana, para fortalecer a sua chapa para a eleição. Isso porque o próprio clã Coelho já tem votos entre os sertanejos e trazer pessoas de outras regiões poderia fortalecer a base no resto do Estado.

FBC não disputará reeleição

Uma semana após o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) ser derrotado na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, filho do parlamentar, reafirmou que FBC não pretende concorrer nas eleições de 2022. A vaga de ministro do TCU foi conquistada pelo senador Antônio Anastasia (PSD-MG), que teve o nome referendado no Senado com 52 votos. Em segundo lugar ficou a senadora Kátia Abreu (PP-MT), que recebeu 19 votos dos colegas, enquanto FBC ficou na última colocação, tendo recebido o apoio de apenas sete parlamentares.

A possibilidade de o senador pernambucano não ir às urnas no próximo ano já havia sido levantada há alguns meses pelo próprio Miguel, uma vez que o clã Coelho já tem um candidato a deputado federal (Fernando Filho, do DEM), um candidato a deputado estadual (Antônio Coelho, também do DEM). Além disso, Fernando Bezerra Coelho dificilmente conseguiria tentar a reeleição pelo MDB, pois o partido está na base do PSB e o senador atualmente é opositor dos socialistas. Ocupar um espaço em uma eventual chapa de Miguel a governador também seria inviável, visto que o gestor municipal precisa das vagas de vice-governador e senador para angariar adesões de outros partidos à sua postulação.

“Os meus irmãos são candidatos à reeleição, tanto Fernandinho quanto Antônio. A nossa ideia é muito clara, viabilizar um projeto majoritário, o projeto que o Democratas, que o PSL e o Podemos têm defendido, tanto que a gente fez o esforço de entregar novas adesões e apoios políticos. Nessa equação, o senador já deixou claro que não pretende participar do ponto de vista da disputa, mas ele tem outras formas de contribuir”, observou Miguel, ontem.

Investigado em mais de um processo judicial, caso realmente opte por não concorrer, quando concluir o mandato de senador FBC perderá a prerrogativa de foro privilegiado que manteria se fosse para o TCU.

Governo

Apesar dos rumores de que o presidente, através do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho, teria trabalhado para tirar votos do pernambucano na eleição para a Corte de Contas, Miguel diz que a saída do pai da liderança do governo – anunciada um dia depois da votação – não aponta para um desembarque do clã Coelho da base de Bolsonaro.

“Com o resultado da votação, poderia ser que o senador não fosse o melhor nome para fazer a interlocução política do governo. O senador deu a sua contribuição sempre que pôde dar, seja na PEC dos Precatórios, na CPI da Covid e em tantos outros projetos”, pontuou. “Não há rompimento com o governo. O senador agora é que vai se dedicar com mais liberdade ao projeto de 2022”, completou Miguel.

Via PE Notícias

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts