João Dória leva a melhor nas prévias do PSDB e será o candidato a presidente da República


Alexandro Martello/G1

O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB em primeiro turno neste sábado (27) e será o candidato do partido à Presidência da República na eleição do ano que vem.

Ele obteve mais que a maioria simples (50% dos votos mais um) e superou nas prévias o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

O resultado final foi o seguinte:

João Doria – 53,99% dos votos;

Eduardo Leite – 44,66%;

Arthur Virgílio – 1,35%.

Esta foi a primeira vez que o partido recorreu à realização de prévias para escolher o candidato à Presidência da República. Em razão de problemas no aplicativo de votação, as prévias iniciadas no último domingo tiveram de ser interrompidas durante quase uma semana e só foram concluídas neste sábado.

A disputa foi marcada por divergências entre os pré-candidatos, que dividiram posições dentro da legenda. Ao longo da pré-campanha, Doria e Leite trocaram farpas, e a demora para a conclusão da votação acabou agravando a crise entre os governadores.

No domingo, quando começou a votação, Bruno Araújo chegou a dizer que as prévias geram “racha“, mas que o vencedor terá de “lamber as feridas internas” e unificar o PSDB.

União

Após o anúncio do resultado, o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio afirmou que a prioridade agora será “unir o partido“.

“Vamos ter que romper qualquer laço do PSDB com o bolsonarismo. Não tem emenda que valha isso, não tem circunstância que valha isso. Nós temos que começar a fazer justiça aos nossos militantes“, declarou.

Eduardo Leite afirmou que o partido tomou a “decisão absolutamente soberana, que tem meu reconhecimento”. “Desejo a ti toda a sorte, a força, para lutar a luta que tem pela frente“, disse, dirigindo-se a Doria. (Fonte: G1/TV Globo)

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts