Trinta e cinco cidades do Sertão de Pernambuco, dentre elas Petrolândia, poderão voltar a ter aulas presenciais, em escolas e universidades (públicas privadas), na próxima semana, ou seja, entre 21 e 27 de junho, nos turnos da manhã e tarde. Permanecem proibidas as atividades escolares e universitárias, à noite, com a presença dos alunos e professores.
As unidades de ensino nesses municípios (veja a lista completa no final desta matéria) foram fechadas por determinação do governo estadual, desde a última segunda-feira (14), como uma das medidas para conter a propagação da covid-19 na região. A flexibilização foi anunciada na tarde desta quinta-feira (17) e envolve vários setores.
Nas demais regiões do Estado, classificadas pelo governo em Macro 1 (engloba a Região Metropolitana e municípios da Zona da Mata e do Agreste), Macro 2 (Agreste) e Macro 4 (Sertão), as aulas presencias podem acontecer das 6h às 22h, a partir da próxima segunda-feira (21) e até 4 de julho. Significa que depois de 4 de julho o governo, após avaliar o cenário epidemiológico da Covid-19 em Pernambuco, poderá manter a liberação das aulas presenciais ou suspendê-las.
Na prática, caso opte pela suspensão do ensino presencial nessas macrorregiões, não vai afetar tanto a rotina escolar no mês de julho porque as escolas privadas estarão de férias e os colégios estaduais terão recesso de 6 a 20 de julho. Nas redes municipais, a maioria das prefeituras ainda não reabriu as unidades, permanecendo apenas com aulas remotas.
Aulas presenciais liberadas das 6h às 18h, de 21 a 27 de junho, nas cidades listadas abaixo (Nos municípios que não estiverem nessa lista, às aulas presenciais estão autorizadas das 6h às 22h, de 21 a 4 de julho):
Afogados da Ingazeira
Arcoverde
Buíque
Custodia
Ibimirim
Inajá
Jatobá
Manari
Pedra
Petrolândia
Sertânia
Tacaratu
Tupanatinga
Venturosa
Brejinho
Carnaíba
Iguaracy
Ingazeira
Itapetim
Quixaba
Santa Terezinha
São José do Egito
Solidão
Tabira
Tuparetama
Betânia
Calumbí
Carnaubeira Da Penha
Flores
Floresta
Itacuruba
Santa Cruz da Baixa Verde
São José do Belmonte
Serra Talhada
Triunfo
Via PE Notícias