Beneficiários do auxílio emergencial devem atualizar as informações pessoais no aplicativo Caixa Tem, orienta a Caixa. Segundo o banco, a atualização estará disponível a partir desta quinta-feira (11).
Deverão ser solicitados dados como foto do RG ou CNH, comprovante de residência e selfie (foto própria) do beneficiário segurando o documento.
A Caixa explica que o procedimento visa aumentar a segurança do aplicativo e dos dados do cidadão, diminuindo o risco de fraudes.
Ao longo de 2020, a liberação de benefícios como o próprio auxílio e o FGTS emergencial foi marcada pela atuação de criminosos.
Os golpes geralmente aconteciam antes mesmo de o beneficiário acessar a sua poupança social digital, criada automaticamente pela Caixa no nome de milhões de brasileiros.
O falsário obtinha o CPF do cidadão e cadastrava um e-mail, para, então, criar um login e desviar o dinheiro depositado pela Caixa na conta.
O banco reforça que quem tem direito a receber o auxílio emergencial e não fizer a atualização não correrá o risco de ter o benefício suspenso. O envio das informações, no entanto, é para garantir uma segurança a mais e evitar novos golpes.
A Caixa também diz que a atualização será feita inteiramente pelo aplicativo, sem necessidade de o cidadão ir até a uma agência.
“A Caixa já fez diversas modificações no software do aplicativo, visando aumentar a segurança. Agora é a hora de contar com o outro lado, que é o cidadão”, afirma o banco.
“Num relacionamento virtual, uma das coisas mais difíceis é saber se aquele cliente é de fato a pessoa com quem você está falando. Por isso, existem essas várias modalidades de reconhecimento”, finaliza a Caixa.
A atualização também não deve ser confundida com outros serviços do banco. Nesta semana, muitos clientes abriram o aplicativo e viram a opção de se tornar um “Cliente Top”. Este botão é opcional e não tem ligação alguma com o auxílio.
Agora S.Paulo