Para a renovação do documento, os motoristas devem entrar no site do Detran e procurar a aba de “renovação da CNH”. A partir disso, o condutor deve emitir e pagar a taxa, além agendar atendimento para captura de foto e passar por exame médico, de acordo com Pereira.
“Uma dica importante é que os condutores passam a ter um ano a mais de validade de CNH, mas é esse um ano restrito, não tem aquela regra de ‘completou um ano e eu tenho mais 30 dias para renovar’. Pelo padrão, a gente tem a validade da CNH e mais 30 dias para renovar em situações normais. Mas o Contran deu um ano de prazo e é dentro desse período que a gente tem que procurar renovar a habilitação”, explicou.
Para os motoristas com vencimento da CNH previsto a partir de 1 de janeiro de 2021, as regras padrão voltam a ser válidas, ou seja, o condutor têm apenas um mês de prazo para renovação.
Novo calendário
Além do novo prazo para renovação da CNH, a resolução do Contran também estabeleceu novos prazos para a emissão de multas e autuações, que passou a ser de até 10 meses. Os prazos interrompidos, desde 19 de fevereiro, para defesa da autuação, apresentação de recurso, transferência de propriedade de veículo, comunicação de novo endereço, comunicação de venda de veículo também foram retomados no mês de dezembro.
Via PE Notícias