Pernambuco imuniza 93% do rebanho contra a febre aftosa. Alguns municípios do Sertão ficaram abaixo do índice


A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que aconteceu nos meses de junho e julho, imunizou 93,59% do rebanho pernambucano. Ao todo, 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos foram vacinados.

Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira etapa que sempre ocorria em maio, por conta da pandemia, foi realizada em junho e teve seu prazo estendido até julho. Já a declaração dos animais pôde ser feita até 31 de agosto.

Nesta etapa 14 municípios vacinaram 100% do rebanho, são eles: Afrânio, Araçoiaba, Condado, Cortês, Fernando de Noronha, Itacuruba, Itaquitinga, Jaqueira, Maraial, Olinda, Rio Formoso, Sanharó, São Benedito do Sul e Tracunhaém. Mas alguns municípios ficaram abaixo do índice mínimo necessário como os da região do Araripe e do Sertão.

“Apesar das dificuldades os produtores fizeram a sua parte, agradeço a colaboração das prefeituras, dos criadores e dos funcionários da Adagro, que mesmo num momento de pandemia, não mediram esforços para atingir o índice de vacinação”, disse o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), Paulo Roberto Lima.

Em novembro acontece a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, nela apenas os animais com até dois anos de idade devem ser imunizados.

Via PE Notícias

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts