Foto: Chesf
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está no seu período chuvoso, que vai de novembro a abril e, em função das chuvas que têm ocorrido, desde a segunda quinzena de janeiro, houve uma melhora significativa no armazenamento dos principais reservatórios, atingindo os seguintes volumes úteis no dia 30 de março:
-Três Marias: 99%;
-Sobradinho: 73%;
-Itaparica: 37%.
Considerando as condições hidrológicas atuais, a previsão é que, em abril, o reservatório de Sobradinho ultrapasse 80% do seu volume útil. De acordo com a Chesf, esta condição é importante para o atendimento aos usos múltiplos da região no próximo período seco.
Devido ao Reservatório de Sobradinho já ter ultrapassado 60% do seu volume útil, informa-se que, em cumprimento à Resolução ANA 2081/2017, a vazão defluente de Xingó será elevada para 1.100 metros cúbicos por segundo a partir do dia 01/04/2020.
A Chesf ressaltou, ainda, que a situação atual é de normalidade e que não há previsão de abertura de comportas dos vertedouros das usinas de Sobradinho, Itaparica e Xingó.
Via PA4/Ozildo Alves