STF mantém investigação contra vereadores e ex-vereadores de Caruaru


A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber (foto), negou pedido de Habeas Corpus a dez vereadores e ex-vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que julgaria como ilegal a investigação contra eles por suposta solicitação de vantagens indevidas para votar a favor de projetos de interesse da Prefeitura.

Os legisladores, que foram gravados em conversas com o secretário municipal de Relações Institucionais, alegaram que o inquérito deveria ser anulado porque partiu de uma denúncia anônima. Também argumentam que as gravações estariam comprometidas porque foram feitas pelo próprio secretário, que teria sido convencido pela autoridade policial e sem autorização judicial, na versão dos vereadores.

No entanto, para a ministra, a denúncia anônima não invalida o inquérito policial porque há a presença de outras diligências, como a quebra de sigilo telefônica, que averiguaram a notícia crime. Sobre as gravações, Rosa Weber também argumentou que o STF firmou entendimento que a gravação realizada por um dos interlocutores sem conhecimento do outro é lícita.

A investigação contra os parlamentares começou em 2013. O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) negou habeas corpus lá impetrado. As defesas também tiveram recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Via PE Notícias

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts