Na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, esse domingo (29) foi de fé nos 47 anos da Missa do Vaqueiro. O evento, que aconteceu no Parque de Vaquejada João Pernambuco, reuniu centenas de vaqueiros que mantêm a tradição da celebração religiosa. A missa faz parte das festas em homenagem ao padroeiro da cidade, São Francisco de Assis.
Na chegada no parque, o grupo foi recepcionado pelo padre Luiz Augusto e pelo coral Vozes do São Francisco para a celebração religiosa. A prefeita Janielma Souza (PSB) também esteve presente acompanhando a celebração.
O ponto alto da celebração foi a bênção dos equipamentos carregados pelos vaqueiros no dia a dia (alforje, espora, gibão, chapéu entre outros). Os sertanejos montados a cavalo desfilaram à beira do palco para receberem as bençãos pelo padre Luiz em um ato que emocionou o público na celebração.
Como tradição de Petrolândia, a comunhão da Missa do Vaqueiro foi bem nordestina, com rapadura e queijo coalho representando o corpo e o sangue de Cristo. Antecedendo a celebração religiosa, ocorrida durante a manhã, os vaqueiros seguiram pela cidade em procissão, montados em cavalos.
Na edição desde ano, a missa foi dedicada aos Vaqueiros recém-falecidos "Pedro Cavalcante, Edson Alves e Seu Baé", onde foi acompanhada a homenagem com emoção por seus familiares.
Depois da celebração da Missa, o Parque de Vaquejada de Petrolândia recebeu sete atrações musicais, incluindo Toca do Vale, Adriano Nogueira e Pisadinha de Luxo, que encerraram o domingo dedicado aos heróis da Caatinga.
Vídeo:
Vídeo:
Fotos:
Mais Fotos, Click no Link Abaixo:
Por Redação/Fotos: Alex Santos/Tony Xavier e Adrian Ramon/Vídeo: Adrian Ramon/Alex Santos e Tony Xavier.