A formanda em arquitetura e urbanismo Sarah Oliveira, apresentou na noite de ontem (02/07), na cidade de Caruaru, um projeto de revitalização da orla fluvial de Petrolândia, como trabalho de conclusão de curso.
Sarah Oliveira
O trabalho teve como objetivo resgatar a imagem da orla como principal cartão postal da cidade, para reaproximar a população do rio e da sua história, eternizada nas águas do São Francisco.
De acordo com Sarah, "a necessidade de revitalização é justificada por meio de dois pilares: o primeiro é a ideia de que a deterioração dos espaços públicos cria uma imagem de abandono e marginalidade. E o segundo é o direito constitucional ao ambiente ecologicamente equilibrado, a fim de que o mesmo seja preservado para as futuras gerações".
Para a realização desse trabalho a nova arquiteta entrevistou moradores e comerciantes da localidade, para entender o que a população enxerga como pontos positivos e negativos da orla. A paisagem natural foi destacada como o principal ponto positivo, entretanto, a falta de cuidado com a mesma e a insegurança foram listados como os principais pontos negativos.
Portanto, o projeto trás a proposta de uma orla segura, acessível e viva, através da implementação da vegetação típica da região, por meio da revitalização das calçadas, escadas, mobiliários e rampas, bem como através da criação de espaços de encontros e que possibilitem aos petrolandenses a realização de atividades físicas, de lazer e de contemplação.
Confira algumas imagens do projeto:
Por: Assessoria de Sarah Oliveira