Município de Serra Talhada ganha estátuas de Lampião e Maria Bonita

O município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, ganhou na última terça- feira (16) três estátuas que homenageiam os cangaceiros Lampião, Maria Bonita e o Zabelê, que é filho natural da capital do xaxado. A cerimônia de inauguração está marcada para o dia 24 deste mês, durante a abertura do evento “Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço”.

As estátuas, de 1,90m de altura, ficarão expostas num pedestal na área externa do Museu do Cangaço, no Parque da Estação Ferroviária de Serra Talhada, bairro São Cristóvão. O museu é gerido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Confeccionadas pelo artista pernambucano, Zaldo Mendes, que já tem uma larga experiência na área, serão, segundo uma parcela da população, mais um atrativo turístico para a Capital do Xaxado.

História

Em 1991, um plebiscito decidiu pela construção de uma estátua em homenagem a Lampião, uma discussão acalorada que ganhou as páginas dos jornais da época. De acordo com a Justiça Eleitoral de Serra Talhada, 76% dos eleitores (2.289 pessoas) votaram pelo “sim”, contra 22% do “não” e 0,8% de abstenções.

 A falta de dinheiro, além de divisões políticas, impediu o inicio da construção das obras que já estão em Serra Talhada desde 2018, mas não foram colocadas no local imaginado por questões burocráticas. Segundo a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, responsável pelo Museu do Cangaço, algumas pessoas, assim como em 1991, prometem vandalizar as peças, mas ela diz não ter medo das ameaças.

A fundação vem desenvolvendo, desde 1991, um trabalho de conscientização para que as pessoas da cidade enxerguem Lampião e o Cangaço como símbolo de resistência.

Via Carlos Britto 

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts