Matadouro e açougue de Itacuruba, no Sertão, são interditados depois de vistoria


Por conta de riscos à saúde pública e de uma série de precariedades detectadas durante uma vistoria, matadouro e o açougue público do município de Itacuruba, a 467 quilômetros do Recife, foram interditados por uma equipe da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). Nos dois locais, técnicos verificaram problemas de infraestrutura, precariedade nas instalações elétricas, deficiências higiênico-sanitárias, ausência de instrumentos e falta de registro nos órgãos competentes.

Na área do açougue, os responsáveis pela vistoria observaram que pescados, carnes e derivados eram mantidos sem refrigeração e vendidos em local sem proteção contra moscas e poeira. Mesas e balcões onde eles eram oferecidos não possuíam impermeabilização nem estavam dentro do padrão exigido pelas autoridades sanitárias. Pessoas que trabalham no local também não usavam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e usavam ferramentas proibidas em lei para o manuseio de produtos.

Já no matadouro, foi apontada uma série de falhas que comprometiam o bem-estar animal, como a falta de disponibilidade de água no local de espera para o abate, e a ausência de pistola pneumática. Além disso, as condições higiênicas e sanitárias eram inadequadas, havia sujeira do telhado, azulejos quebrados na parede e deficiência na limpeza dos ambientes. Problemas no sistema elétrico também colocavam em risco a segurança dos trabalhadores do local.


Fotos:
Itacuruba - Irregularidades motivam a interdição de mercado e matadouro

Via PE Notícias

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts