O espetáculo da Paixão de Cristo em Triunfo – temporada 2019, resulta da mobilização de grande número de artistas e técnicos da comunidade local, reunindo talento, dedicação e empenho de mais de 100 (cem) pessoas, unindo dramaturgia, efeitos especiais, cenografia e figurino às belezas naturais do lugar.
O espetáculo, desde 2017, é apresentado no Parque Iaiá Gastão, Via Verde, uma via alternativa para o trânsito local, que preserva a natureza em seu entorno, que constitui verdadeiro bosque, sendo o mais um atrativo turístico da cidade de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, possuindo uma ampla e bela área natural, com capacidade para aglomerar em seu bordo mais de 10 mil pessoas, e é bastante bem localizada e de fácil acesso.
Estima-se um público presente de cerca de 20 mil pessoas nos três dias de apresentação.
O espetáculo consta da encenação de uma das histórias mais difundidas e conhecidas da humanidade: a paixão, morte e ressurreição de Cristo. O texto tem fundamentação nos evangelhos encontrados na Bíblia e nas tradições orais passadas de geração a geração. Consta de uma hermenêutica própria e é adaptado a uma linguagem mais próxima do espectador.
As cenas serão dispostas em três palcos (Cenáculo, Palácio de Herodes e Palácio de Pilatos), além de aproveitar o rico cenário natural do local. Não haverá deslocamentos de atores e figurantes entre cenas, como, por exemplo, a via-crúcis, mas serão encenadas as cenas mais emblemáticas da paixão, morte e ressurreição de Cristo: Sermão na Montanha, Tentação no deserto, Jesus no Horto das Oliveiras, Bacanal de Herodes, Jesus no Fórum de Pilatos, Suicídio de Judas, Crucificação, Pietá, Ressurreição, envolvendo o encontro entre Jesus e Maria Madalena.
Para o público acompanhar o espetáculo na íntegra deverá se deslocar em toda a extensão da Via. Para atingi-lo com precisão, serão utilizados recurso de dublagem e impactantes efeitos sonoros, de iluminação e especiais.
Por fim, o espetáculo se propõe a contar de forma poética e tradicional a linda história de amor do maior símbolo da humanidade de todos os tempos da paz e da caridade, levando o público a refletir sobre questões como a doação, o perdão, o orgulho e a fé.
Com informações do Blog Triunfo Hoje.