Militantes e agremiações políticas realizam ato contra a prisão do ex-presidente Lula (PT) neste domingo (07), quando se um ano de cárcere do petista. A manifestação contra com apoio do PT, PSOL e PCdoB, que devem enviar parlamentares e lideranças para o ato. No Recife, o protesto acontece a partir das 15h na Praça do Arsenal, no bairro do Recife.
Na capital pernambucana, já a partir das 14h, haverá a concentração para o ato na Avenida Rio Branco, com desfile de maracatus, blocos, panfletagem, circulação de bicicletas e apresentação de escolas de samba. Mais de 30 artistas musicais confirmaram presença. No mesmo horário, um grupo de Ciclistas pró-Lula se encontrará no Parque Santana, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, seguindo até a Praça do Arsenal.
Também haverá discursos de membros de entidades e parlamentares. Devem comparecer ao ato o senador Humberto Costa (PT), os deputados federais Carlos Veras (PT) e Marília Arraes (PT), os deputados estaduais Doriel Barros, Ducicleide Amorim, Teresa Leitão, do PT, e as Juntas, do PSOL.
No interior do estado, dentre as atividades está prevista uma visita ao sítio que Lula nasceu, saindo de Garanhuns até Caetés, no Agreste. As manifestações têm apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape) e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
Lula na Justiça
O ex-presidente Lula está preso desde abril do ano passado por condenação em segunda instância judicial pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Somadas, as penas em cumprimento chegam a 12 anos e 1 mês de prisão.
O líder petista também já foi condenado pela juíza Gabriela Hardt no caso do Sítio de Atibaia por 12 anos e 11 meses de prisão. Lula ainda não cumpre a segunda condenação porque é preciso que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirme a sentença no caso do sítio. A suspeita é de que Lula tenha recebido propina por meio da reforma das instalações, feitas supostamente por construtores.
Além dessas duas ações, a defesa de Lula também atua em mais seis processos, dos quais ele é réu em três.
Via PE Notícias