Governo de Pernambuco contratará brigadistas para assentamentos rurais de Petrolina e Serra Talhada


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar brigadistas paras atividades de Manejo Integrado do Fogo em cidades com foco de atuação em terras indígenas, projetos de assentamento e áreas quilombolas. Em Pernambuco, as contratações serão feitas para os assentamentos rurais dos municípios de Petrolina e Serra Talhada, em consideração ao histórico de concentração de focos de calor e a presença de áreas federais em situação crítica quanto à ocorrência de incêndios florestais.

Segundo dados de monitoramento fornecidos pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 9.806 focos de calor foram registrados em Pernambuco durante o ano de 2017, sendo 67,3% desse total localizados na área de abrangência do bioma Caatinga.

“As queimadas são ferramentas tradicionais que o agricultor utiliza para preparação do solo para o plantio, para renovação de pastagens, etc. Quando ela é feita conforme as exigências de uma queima controlada, é permitida por lei”, explicou o analista ambiental do Prevfogo/PE, Luiz Otávio Corrêa. O grande problema é que a maioria dos agricultores ainda realiza o modo ilegal.

Em Petrolina, serão ofertadas 12 vagas para os cargos de brigadistas, duas para chefe de esquadrão e uma para chefe de brigada. As inscrições podem ser feitas no dia 17 e 18 de maio (das 14h às 17h) na Sala de Cidadania da Superintendência Regional do INCRA em Petrolina. Em Serra Talhada, o período de inscrição é de 15 a 16 de maio (das 8h às 12h).

Serão 24 vagas para brigadistas, quatro para chefe de esquadrão e uma para chefe de brigada. Os interessados devem se apresentar na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar de Serra Talhada.

Via FolhaPE

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts