2° Encontro do Grupo Salve o Lago de Itaparica Mobilizou Representantes do Município de Petrolândia


No dia(17) Sexta-Feira ás 15:00 teve inicio no auditório do Centro Cultural de Petrolândia,
o 2° Encontro do agora denominado Grupo Salve o Lago de Itaparica,já que á sua Diretora e 1°Dama Ana Tereza,em acordo com os membros decidiu que ficária melhor que o antigo que era Salve o Rio São Francisco,já que á preocupação principal se estende mais no nosso imenso Lago de Itaparica.

O 2° encontro teve maior participação de membros do grupo do quê o 1° que foi realizado no dia 23/12 no mesmo local.

Em interesse de traçar metas e resultados para esse ano de 2015 o grupo discutiu diferentes temas com vários representantes da sociedade: Vereadores,Secretários,Representantes de Sindicatos Rurais,Diretores de Ensino e á População que ali se fez presente,neste ato de acompanhamento de 
inserção de projetos no Meio Ambiente para á nossa cidade e região.

O Presidente da ARBil George Novaes começou o encontro saudando e agradecendo á presença de todos e explicou de forma clara o porque da mudança do nome do grupo á que o interesse também maior é criar uma ONG em defesa do Lago de Itaparica com o nome(Salve o Lago de Itaparica) já que o Lago é o nosso maior orgulho.
Em seguida foi informado o tema principal que é dá inicio á coleta seletiva no nosso Município.
George Novaes disse que o principal motivo desde encontro é juntar diferentes seguimentos da sociedade á necessidade de preservação do meio ambiente de forma sustentável.
E em seguida já foi pré marcado uma nova data do próximo encontro 09/02.

George Novaes também relatou estatísticas de crescimento em interesse voltado para reciclagem de matérias em departamentos Municipais.

A Sr:Anna Tereza fundadora do grupo distribui papeis e canetas para aqueles que se faziam presente que optasse de não falar em publico,pudesse ali interagir com suas idéias escritas.

Em seguida o Vereador Silvio Rogério elogiou o movimento,já que á causa é preocupação tem que ser de interesse de todos.

Já á Coordenadora da Casa das Juventudes Cleidinha Santos com participação dos articuladores da casa das juventudes recolheu vasilhames de plásticos e repassou para donos de restaurantes e lanchonetes para o reaproveitamento do óleo de cozinha para fabricação de sabão.
Pediu também para quem tiver materiais recicláveis que deixasse na Casa das Juventudes fica ali por trás da Câmara de Vereadores de Petrolândia.

Abaixo amostra dos trabalhos dos articuladores da Casa das Juventudes de Petrolândia:
 Pintura e m Telhas Feito á Mão: Na Casa das Juventudes

Trabalhos dos Alunos Feito á Mão: Na Casa das Juventudes
         (Reciclagem)

Trabalhos dos Alunos Feito á Mão: Na Casa das Juventudes (Reciclagens)
Foto:Arquivo Pessoal
O Professor Roberto Oliveira falou de suas propostas para o meio ambiente em nosso município,á criação de um selo verde no qual os comerciantes da cidade ganharia um Selo Verde se estiver em dias com as metas oferecido á eles e no qual poderia também ter diminuição na contribuição de imposto municipal.
Também o Professor citou á criação de olimpíadas cientificas que é um projeto que visa detalhar praticas e ideias aos jovens,tudo de maneira sustentável e recicláveis.


Vários representantes deu suas ideias e opiniões á todos presentes confiram á Lista abaixo:

Rogério Viana(Secretário de Desenvolvimento e Turismo)
Fabiano Marques(Vereador)
Daniel Filho(ONG ARBil)
Niedja(ONG ARBil)
Dona Santa(Vereaora)
Rosivaldo Castor(Secretaria de Serviços Urbano)
Rogerio Novaes(Vereador)
Jorge Lino(Vereador)
Natanael (Sindicato dos trabalhadores e PT de Petrolândia):
José Luiz Pezão(Vereador)
Eudes Fonseca(Vereador)
Dois representantes da Casa das Juventudes de Petrolândia

Principais temas:
Coleta Seletiva(Criação de Plano Piloto)
Sinalização com placas de advertência em todo o lago e Orla Pluvial(Inclusive nas ruinas da igreja da velha Barreiras para advertir os turistas.)
Implatação do Selo Verde(Para os comerciantes locais em conjunto com á CDL)
Onlípiadas Cientificas
Compostagem de Resíduos sólidos
Coleta de Pilhas(Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima)
Coleta de Matérias recicláveis

O encontro foi bem informativo e o tema de caráter urgencial pra o nosso município foi tratado com todos ali participantes como prioridade para 2015.











Redação/Fotos: Alex Santos

Postar um comentário

Comente Abaixo!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Em Cima dos Posts