Cinco pessoas morreram, nesta segunda-feira(29), atingidas por um raio, no município de Praia Grande, no litoral paulista. Elas estavam na orla quando começou um temporal. Uma mulher grávida e o bebê que ela esperava estão entre as vítimas.
A Praia do Canto do Forte estava lotada de banhistas quando o temporal começou. Uma mulher que trabalha em um quiosque próximo ao ponto onde estavam os turistas. “Estava fechando, puxando as coisas, aí fez aquele barulho, todo mundo correu, começou a gritar que estavam os quatro caídos”, afirma a cozinheira Tauanny Silvestres.
“Caiu no guarda-sol e já fez o barulho. Aí eles já caíram. Eles estavam debaixo do guarda-sol, estavam todos juntos", conta a comerciária Thayane Rafael.
O metalúrgico Sandro Zacarim estava no quiosque e também sentiu o impacto do raio. “Estava sem chinelo, não vi o raio, mas só senti o barulho e senti o choque”, diz.
As imagens gravadas por um celular mostram os guarda-vidas tentando reanimar os banhistas. Em seguida eles foram levados para o hospital.
Um único raio provocou o acidente. Segundo os bombeiros, foi o guarda-sol que atraiu o raio e a descarga elétrica acabou atingindo as pessoas que estavam se abrigando da chuva.
O capitão Maurício do Corpo de Bombeiros faz um alerta: “Todo tipo de área descampada, desprovida de edificações que sejam providas de sistema de para-raios, são locais de risco. Então, quando começa raios e trovoadas, as pessoas devem se abrigar”.
Das quatro vítimas internadas, só uma continua no hospital, mas em estado grave.
Fonte: G1SP